Em Assis, nas pegadas de São Francisco: a peregrinação do congresso internacional das Comunidades de Sant'Egidio

Jovens de 39 países do mundo, especialmente da Ásia, África e América Latina, participantes do encontro internacional "Tudo pode mudar" reuniram-se na sexta-feira, 24 de Maio, em Assis, para uma peregrinação nas pegadas de São Francisco, visitando os lugares onde o Santo viveu, pregou e onde ele agora está enterrado.

Uma peregrinação a uma cidade que é conhecida em todo o mundo como a cidade da paz, graças sobretudo à mensagem que a história de São Francisco para sempre ligou ao lugar. Muitos são os lugares que testemunham isso: da igrejinha de São Damião, onde o Santo, orando diante do crucifixo, o escuta falar e pedir-lhe três vezes para "restaurar a sua casa que está a cair em ruínas", até a Basílica Superior, onde as paredes apresentam um ciclo de afrescos entre os mais famosos do mundo, ou seja, as cenas da Vida de Francisco, pintadas por Giotto: são vinte e oito imagens, que traçam os episódios mais significativos da vida do Santo, como o dom da capa para os pobres , o milagre da fonte, a aprovação da regra, o sermão para os pássaros e outros.

A peregrinação foi precedida por uma palestra de Alessandro Zuccari sobre a figura de São Francisco, a sua vida e a sua mensagem.