Há 32 anos João Paulo II em Assis com os líderes das grandes religiões do mundo: "A paz é um estaleiro aberto a todos"

32 anos se passaram desde a oração pela paz convocada por João Paulo II em Assis. Pela primeira vez na história, em 27 de Outubro de 1986, os líderes das grandes religiões do mundo reuniram-se para dialogar e rezar pela paz. Uma nova altura de diálogo se abriu, o que trouxe muitos frutos, ajudando a superar mal-entendidos, suspeitas e fechaduras. "A paz é um estaleiro aberto a todos", disse João Paulo II num mundo marcado pelas tensões da Guerra Fria.

A partir desse dia histórico, nasceu um movimento pela paz que obteve algumas conquistas e impediu que as situações de alguns países fossem ainda piores da que estão a viver. Pela primeira vez, as religiões se encontraram juntos pela paz, depois de se ignorarem ou, pior, terem lutado por séculos. E desde então, todos os anos até agora, continuaram a fazê-lo nos encontros internacionais promovidos pela Comunidade de Sant'Egidio, como o que acaba de terminar em Bolonha, intitulado Pontes di Paz.

Para celebrar este dia histórico, propomos alguns vídeos, artigos e um ebook, que pode ser baixado gratuitamente em diferentes formatos, sobre o caminho de paz no Espírito de Assis.

E-BOOK

Nos caminhos da paz no "Espírito de Assis"
DOWNLOAD GRATUITO
(Pdf - Kobo - Google Playbook)

VÍDEO




APROFUNDAMENTOS

Pontes de Paz - Bolonha 2018

A mensagem do Papa Francisco a Pontes de Paz

O apelo final de Pontes de Paz