Uma escola no campo dos refugiados para um futuro melhor para as crianças Rohingya

Chamar-se-á Escola de Esperança e Paz

Mesmo quando a estação das monções torna a situação ainda mais dramática, os refugiados continuam a chegar a Bangladesh, quase 100 por dia - quase todos por mar devido à impraticabilidade das montanhas. Até o momento, há cerca de 1.000.000 de refugiados Rohingya, espalhados em 15 campos, incluindo 520.000 crianças a que falta de tudo.

Sant’Egidio iniciou a construção da primeira e única escola de refugiados no campo de Jamtholi, no sul de Cox’s Bazar. Uma estrutura estável (até a altura de 1 metro feita com tijolos) que oferecerá educação escolar, sanitária e afectiva a mais de 300 crianças, quer refugiadas Rohingya quer crianças "nativas" de Bangladesh. Porque o futuro também é integração.

A escola, cujas obras serão concluídas pelo final do mês de Maio, é o resultado de uma colaboração com as associações muçulmanas Muhammadiyah (Indonésia) e We The Dreamers (Bangladesh). Dará trabalho e salário a 4 professores Rohingya presentes no campo. Entre as várias disciplinas, as crianças aprenderão a ler e escrever a sua língua nativa e a língua birmanesa. Um verdadeiro aproamento para todas aquelas crianças que perderam tudo. É precisamente por esta razão que a escola será intitulada "School of Hope and Peace": a esperança que perderam e a paz que muitas delas nunca conheceram.

_________________

Se quiser, pode contribuir para esta iniciativa com uma doação online