Alegria pelo anúncio do acordo de paz entre o Governo da Colômbia e as FARC

Depois de ter apoiado o caminho das negociações, continuaremos a cooperar para o sucesso do acordo

 A Comunidade de Sant'Egidio exprime alegria e satisfação pelo anúncio da paz na Colômbia. Termina uma guerra que já dura desde 1964. É uma boa notícia que dá esperança num momento tão difícil para o mundo.


A vicissitude da busca da paz na Colômbia é longa e complexa, desenrolou-se em várias etapas, até a que ocorreu emdesde 2012, em Cuba e agora chega a uma conclusão bem sucedida.

Em todos estes anos, a Comunidade de Sant'Egidio esteve ao lado dos protagonistas, envolvida em vários momentos importantes, colaborando e apoiando sempre em prol da escolha das negociações, que afinal revelou-se ser a única forma de avançar.

A paz na Colômbia é uma mensagem para todos: mesmo onde as razões do conflito parecem perder-se no tempo e a distância entre as partes parece insuperável, é sempre possível chegar a um compromisso razoável. A paz é sempre possível.

Agora começa o igualmente longo e complexo tempo da reconciliação e da implementação do acordo, mas é fundamental que cessem as hostilidades.

Depois de um imenso sofrimento, mais de 200.000 mortes e 5 milhões de pessoas deslocadas, vem um novo tempo também para a Colômbia.

Somos todos chamados a apoiar esta paz e o povo colombiano, que sofreu tanto e agora só pede isso.

A Comunidade de Sant'Egidio, que saudou a conclusão bem sucedida das negociações, confirma a sua proximidade e disponibilidade para apoiar com amizade as razões do viver juntos e continuará a trabalhar para o sucesso do acordo.

 Leia mais: dossier