Da guerra na Síria a uma nova vida com as crianças da Escola da Paz: o primeiro verão italiano de Aboudi

Ele fugiu de Homs com os seus pais, agora está a viver em Génova graças a corredores humanitários

 

Aboudi tem 10 anos de idade. Fugiu com a sua família de Homs, devastada pela guerra, para um campo de refugiados no Líbano. A situação dele era dramática, até quando a16 de Junho chegou a Itália através dos corredores humanitários; agora Aboudi e os seus pais vivem numa casa no centro de Génova, hospedes da Comunidade de Sant'Egidio.


O primeiro verão italiano de Aboudi marca o início da amizade com as crianças da Escola da Paz de Génova, Pavia e Cuneo, com quem ele passou as primeiras férias de verão. O acolhimento festivo das crianças ultrapassou a barreira da língua: as crianças marroquinas e tunisinas da Escola daPaz disputaram entre eles para lhe traduzir e brincar com ele, "Qual é o seu jogo favorito?" "Detective, eu quero fazer detective".

Em Génova, começou uma nova vida, mas sempre com a Síria no coração: uma tarde, quando as crianças se juntaram numa oração para a Síria, mesmo Aboudi e os seus pais quiseram participar: uma invocação para a paz voltar em breve na Síria e na suaHoms.