SOLIDARITY

Inaugurada em Pádua a Casa da Amizade, um espaço de solidariedade e inclusão. Marco Impagliazzo: “É assim que cresce a cidade, os laços e a convivência pacífica de que a cidade precisa”

"Cinco anos depois de o Papa Francisco ter dito claramente que nos salvamos juntos, inaugurar esta casa é recordar estas palavras. Aqui vamo-nos salvar juntos, os que são servidos e os que servem, e o protagonista será o abraço".

 Em Pádua, no dia 26 de março, foi inaugurada no coração do bairro Portello a Casa da Amizade, um novo espaço promovido pela Comunidade de Sant'Egidio, concebido para criar laços, oferecer apoio a quem se encontra em dificuldades e favorecer o encontro entre gerações. O evento contou com a presença das autoridades municipais, de numerosos apoiantes do projeto e de muitos jovens e idosos.

"Esta Casa da Amizade é o resultado de um processo de regeneração urbana e de inclusão social, com o objetivo de promover uma cultura de acolhimento; um sinal concreto de esperança, no ano do Jubileu", foi com estas palavras que Alessandra Coin, responsável pela Comunidade de Sant'Egidio em Pádua, deu as boas-vindas aos convidados, ilustrando as diferentes funções que o edifício irá desempenhar após o restauro levado a cabo pela Comunidade: "Muitas pessoas pobres irão encontrar aqui um espaço de acolhimento e de ajuda. Haverá também uma escola de língua e cultura italiana para os jovens imigrantes e a Escola da Paz para as crianças”.

“Desta forma, a cidade cresce, reconstroem-se os laços e a convivência pacífica de que tanto precisamos”, disse Marco Impagliazzo, presidente de Sant'Egidio. ”Aqui, muitas pessoas encontrarão não só ajuda concreta, mas também a amizade que reconstrói o sentido de comunidade que falta nas nossas cidades. Faz cinco anos que o Papa Francisco nos disse claramente que nos salvamos juntos: inaugurar esta casa é recordar estas palavras e esta realidade; seremos salvos juntos, aqueles que são servidos e aqueles que servem, e o protagonista será o abraço".

O apoio das instituições

Estiveram presentes representantes da Igreja e das instituições da cidade, bem como doadores que apoiaram a realização deste projeto. Entre eles, a Conselheira Francesca Benciolini, em representação do Município de Pádua, e o Presidente da Fundação Cariparo, Gilberto Muraro, que reafirmou o apoio da instituição ao projeto, agradecendo à Comunidade de Sant'Egidio pela sua presença constante ao lado dos mais frágeis, um compromisso que permitiu à Fundação intervir eficazmente mesmo em situações de emergência, como durante a pandemia. O padre Luca Facco, em representação da Igreja de Pádua, trouxe as saudações do Bispo e reflectiu sobre o valor da palavra “amizade”, capaz de criar laços entre pessoas de diferentes idades e proveniências.

A Casa da Amizade será em breve completada com a construção de dois apartamentos para pessoas idosas que vivem sozinhas, a fim de experimentar novas formas de convivência solidária e de combater o isolamento.

Detalhes do projeto