Domingo, 28 de julho, celebra-se o IV Dia Mundial dos Avós e Idosos, instituído pelo Papa Francisco. O tema deste ano «Na velhice não me abandones», tirado do Salmo 71, ao mesmo tempo que recorda a triste realidade de que os anos da velhice são marcados pelo abandono e pela solidão, pela “cultura do descarte”, é também um convite a promover o encontro, a visita e o cuidado dos idosos pelas gerações mais jovens. Se a fragilidade da vida é evidente neles, o seu carisma de construir laços entre gerações é igualmente evidente.
São muitos os eventos e as celebrações deste dia, promovidos pela Comunidade de Sant'Egidio, em diversas partes do mundo:
Em Roma, uma grande delegação de idosos participa na liturgia na igreja dedicada aos Santos Joaquim e Ana. No final da celebração, a Comunidade oferece um almoço a várias centenas de idosos na Universidade Católica Australiana.
Os idosos da Comunidade de Sant'Egidio de Roma quiseram dar um sinal de proximidade e afeto também aos idosos da Ucrânia, que neste momento vivem o drama da guerra e de modo muito especial sofrem o abandono e a perda das relações humanas e familiares. Nestes dias, foi-lhes deixado um carregamento de presentes, que está a chegar a muitos idosos visitados pelas Comunidades Ucranianas nos institutos das cidades de Kyiv, Lviv e Ivano-Frankivsk. A amizade da Comunidade de Sant'Egidio com os idosos nos lares na Ucrânia remonta aos anos 90, nunca foi interrompida, pelo contrário, durante a guerra foi reforçada; muitos são os jovens que fielmente vão visitar os idosos nos lares, muitos são os laços de ternura e de amizade que estão a crescer, experimentando já um futuro de paz. Mais de mil idosos ucranianos receberão um presente dos idosos de Roma para esta ocasião festiva: garrafas para água e leques coloridos.
Há muitas iniciativas em várias cidades de Itália, também promovidas pelo programa “Viva os Idosos!”, como em Brindisi, em Catania , em Padova , em Firenze, para citar apenas algumas.
E no mundo: é uma grande festa no Uganda, em Kampala, na Casa da Comunidade. O mesmo acontece em Santiago de Cuba, onde durante uma semana se realizaram actividades de amizade entre jovens e idosos, seladas pelo 2º Congresso do programa “Viva os Idosos!
Em Hong Kong, no lar Tung Chung, os jovens explicaram a mensagem do Papa Francisco aos idosos. As visitas e as celebrações nos lares tiveram lugar em várias cidades da Indonésia, de Semarang a Jacarta e Medan. Na ilha de Timor, os jovens visitaram os idosos que vivem isolados no campo, perto da fronteira.
Link da Mensagem do Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos:
www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/nonni/documents/20240425-messaggio-nonni-anziani.html