Na terça-feira, 17 de outubro, o Presidente da República, Sergio Mattarella, visitou a "Casa da Amizade" da Comunidade de Sant'Egidio em Trastevere.
VIDEO COMPLETO
Por ocasião do Dia Mundial da Luta contra a Pobreza, o Presidente deslocou-se ao complexo da Via di San Gallicano 25a, uma porta aberta por Sant'Egidio precisamente para responder à pobreza, que se manifesta de muitas formas diferentes.
A Casa da Amizade é, de facto, o nome de um centro multifuncional onde a Comunidade acolhe pessoas em dificuldade, ouvindo os seus problemas e trabalhando para encontrar soluções concretas para melhorar as suas condições de vida. São disponibilizados vários serviços, como a ajuda alimentar aos sem-abrigo e às famílias em situação de pobreza, a orientação profissional, o alojamento de emergência, a assistência social, o combate ao abandono escolar e o aconselhamento jurídico.
Há também um Pólo de Prevenção e Promoção da Saúde, aberto há mais de dois anos (desde o período mais agudo da pandemia), que disponibiliza exames especializados gratuitos a pessoas que, de outra forma, correriam o risco de ficar fora do circuito do serviço nacional de saúde.
Numa altura em que se assiste a um aumento significativo das diferentes formas de pobreza, o Chefe de Estado tem visitado os diferentes espaços da "Casa da Amizade", reunindo-se com as pessoas que ali vivem, voluntários e responsáveis da Comunidade. Escutou também alguns testemunhos.