WORLD

Formação profissional para mulheres e homens deslocados pelo terrorismo no norte de Moçambique

Uma oferta de empregos de qualidade para tirar as pessoas das tentativas de recrutamento dos terroristas

Os ataques terroristas no norte de Moçambique, iniciados em 2017, não são notícia do passado, mas um drama que continua, embora em silêncio mediático. O último ataque registado teve lugar a 15 de setembro e causou a morte de pelo menos 11 pessoas (vd Romasette)

Consequentemente, o número de pessoas deslocadas tem vindo a aumentar constantemente desde 2020. Até à data, estima-se que existam 834 000 pessoas deslocadas internamente. Destes, 54%, mais da metade, são menores de idade.

A Comunidade de Sant'Egidio, que se mobilizou imediatamente na situação de emergência, continuou a apoiar os deslocados com alimentos, material de higiene e material escolar.

Através do diálogo com as famílias deslocadas, os líderes religiosos e comunitários e os membros do governo, percebeu-se a necessidade de apoiar a formação profissional, especialmente para ajudar os jovens a encontrar um emprego e reduzir a possibilidade de serem recrutados pelos terroristas.

 
Em colaboração com o Instituto de Formação Profissional do Estado de Moçambique (IFPLAC), a Comunidade de Sant'Egídio organizou quatro cursos de formação profissional com a duração de três meses, nos quais participaram 100 formandos - 55 homens e 45 mulheres - uma presença muito elevada de mulheres em comparação com a percentagem de mulheres incluídas em cursos deste nível em Moçambique.
 
Os participantes foram seleccionados entre os deslocados internos dos distritos mais afectados pelos ataques terroristas dos últimos anos: Mocimboa da Praia, Palma, Macomia e Muidumbe.
Receberam formação em áreas profissionais que facilitam a colocação no mercado de trabalho ou a criação de uma atividade em grupo: 40 eletricistas, 20 cozinheiros, 20 serralheiros, 20 canalizadores.
 
Os cursos terminaram há algumas semanas, mas uma percentagem interessante dos formandos já começou a trabalhar na profissão para a qual receberam formação.