MIGRANTS

No campo de refugiados de Pournara, no Chipre, o verão de Sant'Egidio recomeçou este ano: o Restaurante da Amizade reabriu a 24 de julho

muitas actividades em que participarão voluntários de toda a Europa

Também este ano, em Chipre, no campo de refugiados de Pournara, perto de Nicósia, começou o verão solidário da Comunidade de Sant'Egidio. Chegaram voluntários de várias cidades de Itália e da Europa, que se revezarão durante o verão para garantir uma presença constante e muitas actividades para os menores refugiados e para as famílias.

A expetativa no campo era grande para a reabertura do Restaurante da Amizade, que se situa no interior do campo, mas num ambiente completamente diferente: na segunda-feira, 24 de julho, 570 pessoas sentaram-se para comer. À sombra de duas tendas de proteção contra as altas temperaturas, as pessoas puderam sentar-se à volta de mesas coloridas decoradas com flores: famílias com crianças, menores não acompanhados, mulheres solteiras, algumas grávidas, puderam comer tranquilamente e sem pressa, servidos por amigos da Comunidade e acompanhados por música ambiente. Todos apreciaram a comida quente e as bebidas frescas e todos ficaram com uma data marcada para o próximo jantar.

O restaurante permanecerá aberto até ao final de agosto. Após a inauguração, serão abertas muitas actividades nos arredores: uma escola de inglês, destinada também aos numerosos menores não acompanhados, e um espaço lúdico para acolher as crianças.

Na próxima semana, terão início outras actividades noutras instalações de acolhimento de refugiados na ilha, com especial incidência nos menores não acompanhados.