Na quinta-feira, 9 de Fevereiro, às 18h30 (horas da itália), haverá uma celebração na basílica de São João de Latrão para o 'povo' de Sant'Egidio, que comemorará o seu 55º aniversário com uma celebração presidida pelo Cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana. A basílica acolherá pessoas de todas as idades e condições sociais juntamente com amigos da Comunidade, que nos últimos meses têm experimentado um sofrimento crescente, primeiro devido à pandemia e depois devido às consequências, incluindo económicas, ligadas à guerra na Ucrânia. Precisamente a memória disso, como de tantas outras guerras em curso no mundo, não será esquecida durante este aniversário, também dolorosamente marcado pelo recente terramoto que atingiu a Síria e a Turquia. Sob a bandeira da solidariedade, da oração e do compromisso com a paz.
No "povo" que participará na liturgia, haverá muitos sem-abrigo, idosos, pessoas com deficiência, imigrantes agora integrados no nosso país e refugiados que vieram com os corredores humanitários. Mas também os refugiados ucranianos. Um povo que tornou a gratuidade do seu compromisso com os mais vulneráveis uma constante na sua história e que se interroga responsavelmente sobre as novas questões que surgem de um mundo dilacerado pela crise económica, por tantas guerras e pela questão ambiental. À liturgia seguir-se-á uma festa com todos os participantes.
A de Roma é apenas a primeira de muitas outras celebrações nos mais de 70 países onde Sant'Egidio está presente, da Europa à África, da Ásia à América.
É possível acompanhar a liturgia em directo através das redes sociais:
e nas redes de televisão: