Uma delegação da Comunidade de Sant'Egidio, liderada por Cristina Marazzi, em visita à República Centro-Africana

a campanha de vacinação e a acção de manutenção da paz da Comunidade no centro das conversações nestes dias

Nestes dias, uma delegação de Sant'Egidio de Itália, liderada por Cristina Marazzi, visitou Bangui, capital da República Centro-Africana.

Durante os primeiros dias da visita, a delegação foi recebida pelo Presidente da República, Prof. Faustin Archange Touadera, no Palais de la Reinassance. "É uma honra para nós, centro-africanos, receber-vos", disse o presidente, "porque sabemos o quanto a Comunidade de Sant'Egidio fez e continua a fazer pela paz e reconciliação no nosso país.  Sem os vossos esforços desinteressados não estaríamos onde estamos hoje. Vós trabalhais em silêncio, mas sois mais eficazes do que muitos outros".
Cristina Marazzi relatou o progresso da campanha de vacinação contra a pandemia da COVID 19 em Bangui, expressando satisfação pela grande resposta dos centro-africanos: "Aqueles que vacinam não só se protegem a si próprios mas também demonstram grande amor pelo seu povo. O entusiasmo dos centro-africanos por esta campanha também pode ser um exemplo para outros países. É uma obra que vê o trabalho de muitos e a plena cooperação das autoridades estatais".

Nos dias seguintes, a delegação de Sant'Egidio deslocou-se à Mesquita Central de Bangui, no centro do bairro muçulmano de PK5 - que durante muito tempo, de 2013 a 2015, esteve no centro dos confrontos entre Seleka e Antibalaka - acolhida pelo presidente da câmara de PK5 e pelo Imã chefe da Mesquita. "Sant'Egidio esteve ao nosso lado quando ninguém estava a cuidar de nós, fomos cercados neste bairro. Viemos a Roma numa altura em que ninguém podia deixar o bairro", disse o presidente da câmara. "Todos nós éramos considerados inimigos do país. Hoje em dia, já não é este o caso. Os nossos feriados religiosos tornaram-se feriados nacionais e estamos a caminhar para a reconciliação".

"Os filhos e filhas muçulmanos deste país ficarão felizes por saber que vieram visitar-nos. Todos aqui em Bangui e no resto do país sabem que Sant'Egidio trabalha para fazer a vontade de Deus sem qualquer interesse ou agenda escondida". Acrescentou o Imã. "Quando o Papa Francisco visitou este lugar, a paz regressou a PK5. Estamos-lhe gratos porque sabemos que acreditaram e trabalharam para essa visita histórica".
A visita à Mesquita encerrou o encontro.