"Ser habitados pela audácia sábia do Evangelho". A visita de Andrea Riccardi à Comunidade de Sant'Egidio em Paris

"Estou muito feliz por estar aqui convosco em Paris, as coisas tornam-se belas quando são vividas, cheias de vida". Foi com estas palavras que Andrea Riccardi introduziu uma assembleia composta por Jovens pela Paz e Europeus pela Paz, bem como por adultos que tinham vindo a Paris de toda a Ile-de-France para um dia de reflexão sobre as respostas da Comunidade às grandes questões colocadas por este tempo de pandemia.

Depois de ouvir longamente todos os jovens e adultos presentes, Andrea exortou-os a "saírem à rua" e a verem a Comunidade não como um refúgio ou uma realidade fechada, mas como um porto para um rio de pessoas. Encorajou especialmente os mais jovens a serem cheios de um espírito de orgulho e ousadia - a "ousadia sábia do Evangelho" - para realizarem um mundo de paz.

Uma paz que em França está consubstanciada no compromisso que a Comunidade está a assumir de  renovar o protocolo para os Corredores Humanitários assinado com as Semanas Sociais e o governo francês. Este segundo protocolo prevê acolher 300 novos refugiados sírios e iraquianos do Líbano durante os próximos três anos. Duas famílias já chegaram e espera-se que mais quatro cheguem no início de Outubro.