"Tutti": o nome do novo centro de Sant'Egidio aberto em Antuérpia, é um programa de inclusão e solidariedade

Foi inaugurado "Tutti" (Todos), um novo centro de encontro sociocultural da Comunidade de Sant'Egidio em Merksem, na cidade belga de Antuérpia. O espaço, na igreja de São Bartolomeu, será uma porta aberta para pessoas vulneráveis e para qualquer pessoa que queira trabalhar para fortalecer o tecido social. Especificamente, serão oferecidas actividades de solidariedade diurna, começando com cursos de línguas para recém-chegados. A renovada 'Sala Bart' poderá também acolher espectáculos e festas.

A cerimónia de abertura a 18 de Setembro contou com a presença de Koen Geens, antigo Ministro da Justiça; Emmanuel Ikeobi, Vigário Episcopal de Antuérpia; Hilde Kieboom, Vice-Presidente de Sant'Egidio; Tom Meeuws, Conselheiro para os Assuntos Sociais, Cidade de Antuérpia. O cantor e actor Hans Van Cauwenberghe actuou na festa de abertura.

"Tutti" refere-se a "Fratelli tutti", encíclica do Papa Francisco sobre fraternidade e amizade social. O projecto da Comunidade é realizado em cooperação com a Cidade de Antuérpia, a paróquia e outras organizações de bairro. Esta iniciativa surge na sequência do sucesso de outros locais de encontro e solidariedade abertos pela Comunidade em Antuérpia: o bar "Amici, Coffe & Books" em Kammenstraat e a iniciativa sócio-ecológica "Laudato Si" em Linkeroever. Em 25 anos de actividade na cidade, Sant'Egidio envolveu crianças, jovens, recém-chegados, idosos e pessoas com deficiência nas suas actividades. "Tutti", como se diz em italiano e agora também na Bélgica.