Na quarta-feira, 15 de Setembro, o refeitório de Sant'Egidio em Roma abre novamente em presença! Graças às vacinas

A partir de amanhã, quarta-feira 15 de Setembro, o refeitório dos pobres da Comunidade de Sant'Egidio em Roma, na Via Dandolo 10, abrirá a partir das 16h30 e permitirá novamente o acesso às salas de jantar aos sem-abrigo e a todos os convidados que normalmente a frequentam para comerem as suas refeições à mesa. Embora as portas do refeitório nunca tenham sido fechadas mesmo durante o lockdown, as refeições "take-away" foram distribuídas e tiveram de ser comidas noutro local, a fim de cumprir as medidas ditadas pela pandemia.

Mas numa altura em que, graças à campanha de vacinação, é possível retomar certas actividades, tais como jantar em locais fechados para quem tem green Pass, é importante que este seja um benefício que chegue a todos. O reinício do "jantar à mesa" para muitos sem abrigo é um momento muito esperado: não só devido à possibilidade de consumir alimentos de uma forma mais confortável, mas também porque é um momento de redescoberta da sociabilidade.

A mudança foi possível graças ao empenho do centro de vacinação de Sant'Egidio que, desde o início de Julho, já vacinou várias milhares de pessoas que, por razões ambientais e burocráticas, teriam permanecido "invisíveis" para o sistema de saúde. Em vez disso, a partir de amanhã, todos eles, para além da vantagem da importante protecção da sua saúde e de toda a população, recuperarão também a dignidade de se sentarem à mesa num ambiente familiar, graças aos certificados de vacinação. Para aqueles que ainda não cumpriram os seus requisitos de vacinação, as refeições take-away continuarão a ser distribuídas, como nos meses anteriores.