Abre tenda da amizade entre os refugiados de Lesbos: Sant'Egidio dá início a um Verão de solidariedade

Milhares de refugiados continuam a viver na ilha grega de Lesbos e a Comunidade juntou-se-lhes novamente este ano para um terceiro Verão de solidariedade. Os primeiros grupos, vindos de vários países europeus (de Itália à Polónia, Eslováquia e outros), chegaram há alguns dias, pouco antes da semana em que os muçulmanos celebram Eid al-Adha, a festa em que recordam o sacrifício de Abraão.

Mesmo perto do campo de refugiados (o "Moria2", construído perto do mar após o incêndio que destruiu o antigo campo em Setembro passado) onde vivem cerca de 4500 pessoas, Sant'Egidio montou uma grande tenda vermelha e amarela, a Tenda da Amizade.

Aqui, em conformidade com as regras anti-Covid, a Comunidade trouxe um ambiente festivo entre os refugiados afegãos e africanos de religião islâmica, na sua maioria provenientes do Congo, Burundi e Somália. Todos receberam um pacote de doces típicos, cada família um kit alimentar com arroz, molho, atum, pão e bolachas. Para as crianças, brinquedos, canetas, lápis e rebuçados.

Este é apenas o início do #santegidiosummer que reunirá cerca de 250 voluntários de muitos países europeus até ao final de Agosto para fornecer comida, escolarização para crianças e adultos, e cursos de línguas.  

 

Se quiser apoiar as nossas actividades, pode fazer uma doação: toda a ajuda é preciosa

  • Visite o website dona.santegidio.org e doe com a causal "Sant'Egidio Summer com os refugiados de Lesbos"
  • Participe na angariação de fundos no: clique aqui
  • Doação por transferência bancária: IBAN: IT67D0760103200000000807040 Codice BIC/SWIFT: BPPIITRRXXX Beneficiário: Comunità di S.Egidio-ACAP Onlus - Piazza S.Egidio 3/a, 00153 - Roma Causal: Sant'Egidio Summer com os refugiados de Lesbos