Comida para todos em Munique, enquanto a pobreza também está a crescer na Alemanha

Nos últimos meses, o refeitório dos pobres de Sant' Egidio, no bairro central de Schwabing, em Munique, tornou-se um ponto focal para os sem-abrigo em toda a cidade. Enquanto outras organizações, lojas e serviços públicos estavam fechados, o refeitório abriu ainda mais as suas portas, ao ponto de serem distribuídas mais de 600 refeições quentes take-away todos os fins-de-semana.

São 20.000 refeições servidas em tempo de pandemia. Para celebrar este marco, foi oferecido um ramo de flores e um postal de parabéns a Ernst S, um homem idoso que vem ao refeitório dos pobres há anos, que recebeu a 20.000ª refeição.

Desde o início da crise da Covid-19, o número de pessoas que frequentam o refeitório tem aumentado. A comida, oferecida graças à contribuição de numerosos doadores, já não é distribuída apenas aos sábados, mas também aos domingos.


Como salienta Ursula Kalb, responsável da Comunidade de Munique, muitos são os novos pobres, especialmente pessoas com empregos precários que ficaram desempregadas durante a pandemia e perderam as suas casas, mas também muitas pessoas idosas. Ninguém é esquecido, mas o contacto é mantido com todos. Não só se multiplicou o número de pessoas necessitadas, mas também o número de voluntários, de todas as idades, muitos dos quais do bairro, que, espantados de ver a fila, se aperceberam da necessidade crescente e se juntaram ao compromisso da Comunidade.