Em Moscovo, e noutros lugares, no dia de Natal ortodoxo, celebrado a 7 de Janeiro, foram organizadas "cerimónias do dom" com um renovado espírito de amizade, com a distribuição de kits alimentares, presentes e refeições quentes, tornadas possíveis também pela participação de muitos jovens, que prepararam as celebrações, animando-as com concertos.
Muitas pessoas foram alcançadas de formas diferentes e originais: pessoas sem abrigo, idosos sozinhos nas suas casas e em lares de idosos, crianças e famílias em dificuldade.
Para os idosos que vivem em dois grandes lares da cidade, ainda inacessíveis aos visitantes externos, os Amigos da Comunidade de Sant'Egidio prepararam prendas bem embrulhadas, que foram entregues pelo pessoal das estruturas, acompanhadas por cartas de saudação preparadas pelas crianças da Escola da Paz e pelos alunos de duas escolas primárias. Para os idosos dos lares além disso, foram organizadas algumas festas a distância durante o período de Natal, o que permitiu que muitos idosos pudessem ver amigos da Comunidade, que não puderam visitá-los fisicamente durante muitos meses.
Mas também aqueles que permaneceram fechados em casa foram alcançados com a chegada inesperada de um presente.