O Arcebispo de Kigali, dom Antoine Kambanda, celebrou domingo, 28 de Novembro em Santa Maria in Trastevere a sua primeira Missa como Cardeal com a comunidade ruandesa.
A visita a Sant'Egidio, no final da liturgia, e o encontro com Andrea Riccardi e dom Vincenzo Paglia, foi uma oportunidade para partilhar uma amizade de longa data.
O cardeal Kambanda conheceu a Comunidade em 1994 - o ano marcado pelo terrível genocídio no Ruanda - quando era estudante em Roma, durante uma oração durante o Sínodo Africano para pedir a paz no seu país.
Desde então a amizade tem continuado com encontros frequentes no Ruanda, e com a participação - após a ordenação episcopal - nos congressos "Cristãos e Pastores para a Igreja de amanhã", que todos os anos reúnem em Roma os bispos próximos da Comunidade de Sant'Egidio para uma reflexão comum.
A sua criação como Cardeal, a primeira na história da Igreja do Ruanda, é um sinal de esperança para um país em África que tanto sofreu na história recente devido a divisões e ódio étnico, onde a Igreja tem um papel importante para a reconciliação e a paz.