Barcelona: uma rede de solidariedade apoia muitos empobrecidos pela pandemia

Em Barcellona e em toda a Catalunha, os últimos dias foram marcados por um novo e rápido aumento do número de casos de Covid-19 em toda a Catalunha, os últimos dias foram marcados por um novo e rápido aumento do número de casos.
A situação é preocupante não só do ponto de vista da saúde, mas também do ponto de vista económico.O turismo, uma fonte de emprego para muitos cidadãos, está num impasse, e muitas outras actividades não foram reabertas após o encerramento. Tornou-se difícil para muitas famílias obter alimentos.
Muitos pedidos de ajuda provêm de imigrantes que, através do seu trabalho, apoiavam as famílias nos seus países de origem (Filipinas, Peru, Honduras...): hoje não só não podem enviar ajuda, como também não sabem como alimentar os seus próprios filhos.

O Centro de Acolhimento da Comunidade na Casa São Lázaro é como um porto aberto,onde chegam muitas histórias de dor e pedidos de ajuda, para encontrar escuta, amizade e kits de comida que ajudam a superar este momento de grande dificuldade.
 
Sant’Egidio abriu centros de distribuição em cinco outros bairros, onde várias centenas de famílias se dirigem todas as semanas para pedir ajuda alimentar. Também triplicou o número de jantares itinerantes e as aberturas do refeitório dos pobres que, em apenas dois meses de encerramento, acolheu o mesmo número de pessoas que em 2019.

A resposta a uma necessidade tão grande - e crescente - é possível graças a uma vasta rede de ajuda, que foi criada como um "contágio positivo" de solidariedade.