"se queres a paz, prepara o teu coração!". Em três cidades da República Democrática do Congo, ressoou o apelo por uma "paz sem fronteiras"

Foram realizadas encontros inter-religiosos no espírito de Assis, nas cidades de Bukavu, Goma e Uvira, de 29 de Setembro a 13 de Outubro. Retomando o tema do encontro realizado em Madrid "Paz sem fronteiras", esses rencontros reuniram representantes das várias confissões cristãs e do Islão presentes em toda a região.

As províncias do Kivu do Norte e do Sul, na República Democrática do Congo, estão na fronteira com Burundi e Ruanda, e há décadas vivem numa situação de instabilidade causada por conflitos étnicos e fronteiriços.

Particularmente importante foi a presença de vários líderes locais representando tribos e grupos da sociedade civil que desejavam reafirmar o seu compromisso com um futuro pacífico, assinando o apelo de Madrid. Os testemunhos de crianças e idosos deram voz aos mais fracos: as primeiras vítimas de cada guerra.

Na sua mensagem, o bispo de Uvira escreveu, agradecendo à Comunidade: "Nada pode ser feito sem a paz. Em toda esta região, sabemo-lo bem porque tivemos experiência de guerras contínuas. Há um velho ditado pagão que diz: "se queres a paz, prepara-te para a guerra". Em vez disso, dizemos: "se queres a paz, prepara o teu coração!" Do coração do homem, diz a Escritura, surgem maus sentimentos de ódio, inveja, ciúmes, mas do coração do homem também pode nascer um sentimento e um desejo de paz. Aqueles que querem a paz preparem os seus corações - e todos devemos fazê-lo - começando pelas crianças nas nossas escolas e nas nossas igrejas. Foi muitas vezes a partir daí que vieram também muitos "senhores da guerra" de hoje. O que nós lhes transmitimos? Todos devemos retornar à Escola da Paz».