Não nos esquecemos do povo Rohingya: a segunda missão de Sant'Egidio nos campos de refugiados

A ajuda entrgada até agora e os projectos a serem implementados

 segunda missão de Sant'Egidio nos campos de refugiados Rohingya ocorreu simultaneamente com a visita do Papa Francisco a Myanmar e, enm seguida, ao Bangladesh. Graças às doações recebidas pela Comunidade até agora, foi possível trazer nova ajuda.

"A missão nos campos seguiu os dias - diz Alberto Quattrucci - em que participamos dos diferentes momentos da visita do Papa a Dhaka e, em particular, do encontro entre o Papa Francisco e o pequeno grupo de refugiados Rohingya no jardim da Casa do Arcebispo de Dhaka. Mas também foram dias importantes para implementar as actividades a favor dos refugiados, também em colaboração com organizações internacionais e locais".

No imediato Sant'Egidio providenciou para fornecer ajuda básica, especialmente medicamentos e alimentos que foram distribuídos nos campos de refugiados onde a cólera e a difteria estão exacerbando uma situação já dramática e as pessoas estão com falta de tudo. 

Nos próximos meses, continuaremos os nossos esforços e delineamos três linhas de ação:

- Assegurar o funcionamento e a expansão das duas clínicas de campanha em Shamlapur e Unchiprang em colaboração com o MOAS (Migrant Offshore Aid Station).

- Intervir na situação dramática das crianças, que são uma grande parte da população Rohingya nos campos de refugiados (são estimadas 350.000 crianças nos 16 assentamentos e nos 15 campos de refugiados. Com a associação do Bangladesh "We the Dreamers" e a Muhammadiyah indonésia, em breve abrirá umaEscola e um Centro Nutricional para as crianças de Jamtholi.

- Implementar a colaboração com a Caritas Bangladesh e a Caritas local de Cox's Bazar, com o envio de roupas, mantas e alimentos da Itália e de outros países europeus, para serem distribuídos no acampamento de Leda.


Doe online

Oppure tramite Bonifico bancario

IBAN: IT67D0760103200000000807040
presso Banco Posta

Codice BIC/SWIFT : BPPIITRRXXX

Beneficiario:

Comunità di S.Egidio-ACAP Onlus Piazza S.Egidio 3/a, 00153 Roma

Indicare come causale "Emergenza Rohingya"