segunda missão de Sant'Egidio nos campos de refugiados Rohingya ocorreu simultaneamente com a visita do Papa Francisco a Myanmar e, enm seguida, ao Bangladesh. Graças às doações recebidas pela Comunidade até agora, foi possível trazer nova ajuda.
"A missão nos campos seguiu os dias - diz Alberto Quattrucci - em que participamos dos diferentes momentos da visita do Papa a Dhaka e, em particular, do encontro entre o Papa Francisco e o pequeno grupo de refugiados Rohingya no jardim da Casa do Arcebispo de Dhaka. Mas também foram dias importantes para implementar as actividades a favor dos refugiados, também em colaboração com organizações internacionais e locais".
No imediato Sant'Egidio providenciou para fornecer ajuda básica, especialmente medicamentos e alimentos que foram distribuídos nos campos de refugiados onde a cólera e a difteria estão exacerbando uma situação já dramática e as pessoas estão com falta de tudo.
Nos próximos meses, continuaremos os nossos esforços e delineamos três linhas de ação:
- Assegurar o funcionamento e a expansão das duas clínicas de campanha em Shamlapur e Unchiprang em colaboração com o MOAS (Migrant Offshore Aid Station).
- Intervir na situação dramática das crianças, que são uma grande parte da população Rohingya nos campos de refugiados (são estimadas 350.000 crianças nos 16 assentamentos e nos 15 campos de refugiados. Com a associação do Bangladesh "We the Dreamers" e a Muhammadiyah indonésia, em breve abrirá umaEscola e um Centro Nutricional para as crianças de Jamtholi.
- Implementar a colaboração com a Caritas Bangladesh e a Caritas local de Cox's Bazar, com o envio de roupas, mantas e alimentos da Itália e de outros países europeus, para serem distribuídos no acampamento de Leda.
€
Oppure tramite Bonifico bancario
IBAN: IT67D0760103200000000807040
presso Banco Posta
Codice BIC/SWIFT : BPPIITRRXXX
Beneficiario:
Comunità di S.Egidio-ACAP Onlus Piazza S.Egidio 3/a, 00153 Roma
Indicare come causale "Emergenza Rohingya"