news

A viagem da esperança de quatro rapazes do Malawi dura 15 horas e termina em ... Sant'Egídio

12 Dezembro 2016 - BLANTYRE, MALAWI

Malawi
Christmaschildren

Compartilhe Em

Uma viagem de mais de 400 km deitados no compartimento das rodas suplentes de um autocarro na esperança de ser capaz de vender algo para viver: é assim que quatro rapazes de 11 e 13 anos têm viajado no Malawi, de norte a sul, até se perderem, mas o nome de Sant'Egídio ajudou-os a voltar casa.

Os quatro fazem parte desse grande mundo dos "street children", crianças e rapazes que vivem nas ruas de muitas cidades africanas. Jovens vidas feitas de turnos, a vender sapatos velhos de plástico e a pedir esmola no mercado. A comida nunca é suficiente e muitas vezes não há ninguém que tome conta deles. Na verdade existe alguém: em Lilongwe, os jovens da Comunidade de Sant'Egídio visitam-nos regularmente, levando bons jantares e roupas limpas.

Os quatro rapazes tinham- se refugiado no compartimento da roda suplente de um autocarro na estação em Lilongwe, com destino a Blantyre, onde esperavam vender algum objeto antigo e fazer algum dinheiro. Só depois de 15 horas de uma viagem difícil e perigosa, até parar, o motorista se apercebe deles: estão cansados, as roupas gastas e sujas, têm fome, sede e muito medo. O que fazer? Não têm família, perdidos num lugar onde não conhecem ninguém. Alguém sugere chamar a polícia. Mas eles têm um endereço para dar: "Sant'Egidio, por favor telefonar para a Comunidade de Sant'Egídio".

Mal foram avisados, os amigos  da Comunidade de Blantyre nãos e fazem esperar. Vão busca-los e levam-nos para a Casa da Amizade da Comunidade. Serão eles, a partir de agora, a cuidar dela. Primeira paragem, almoço de Natal, depois ... a escola!

A viagem de esperança deles não foi em vão: não andarão mais pela estrada à procura de comida, mas estarão sentados à mesa d almoço de Natal da Comunidade. O primeiro Natal em família.