''Todos os dias chegam imagens de guerra e notícias de ataques terroristas, perante as quais nós não queremos ficar indiferentes: recordaremos, um por um, todos os conflitos que ensanguentam o mundo''. Escreveram isso no Facebook os jovens de Sant'Egidio a caminho neste momento para Cracóvia, anunciando que está programada uma oração especial pela paz durante as Jornadas Mundiais da Juventude que começam terça-feira, 26 de Julho.
A oração pela paz será realizada na quarta-feira, 27 de Julho às 19h na igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Ulica Misjonarska 37, a poucas centenas de metros do Parque Błonia. Presidirá o arcebispo de Bolonha Matteo Zuppi. Além dos refugiados sírios também estarão jovens de outras áreas difíceis do mundo, como a Ucrânia e o Paquistão.
Sexta-feira 29 de Julho no parque de Błonia, a Delegação Internacional dos Jovens de Sant'Egidio animará a primeira Estação da Via Sacra, presidida pelo Papa Francisco, que será dedicada às obras de misericórdia, de forma particular para "acolher os estrangeiros". Juntamente com os refugiados sírios, a Cruz da JMJ será carregada por um casal de poloneses sem-abrigo, que conseguiram sair da vida de rua.