ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 27 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 7,21-29

?Nem todo o que me diz: ‘Senhor, Senhor' entrará no Reino do Céu, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está no Céu. Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos, em teu nome que expulsámos os demónios e em teu nome que fizemos muitos milagres?' E, então, dir-lhes-ei: ‘Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.'? ?Todo aquele que escuta estas minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Porém, todo aquele que escuta estas minhas palavras e não as põe em prática poderá comparar-se ao insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se, e grande foi a sua ruína.? Quando Jesus acabou de falar, a multidão ficou vivamente impressionada com os seus ensinamentos, porque Ele ensinava-os como quem possui autoridade e não como os doutores da Lei.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Esta palavra do Evangelho ajuda-nos a identificar a estabilidade da vida. E neste período marcado por tanta instabilidade, em que nos apercebemos do quão precária é a nossa existência e a vida do mundo, estas palavras exortam-nos a construir a nossa casa sobre a rocha. Não só para nós, mas também para as muitas pessoas que não sabem para onde ir. Vivemos num tempo de guerra, com todas as consequências, como diz Jesus, é o tempo da chuva, dos rios que transbordam, em que sopram os ventos: como uma grande tempestade e uma inundação que tudo quer submergir. Mas "o Senhor é o nosso refúgio e a nossa força" como cita o Salmo 45 "defensor sempre alerta nos perigos. Por isso, não tememos se a Terra vacila, se as montanhas se abalam no seio do mar". Nos tempos difíceis, é forte a tentação de nos isolarmos e de pensarmos só em nós mesmos, no entanto, esta atitude revela-se um grande engano, porque no tempo da tempestade, é a "areia" que faz desabar a casa. Como escreve o Cardeal Martini: "não devemos esquecer o adversário que através do cansaço, do aborrecimento, da frustração vem para enfraquecer a nossa vida. Nesse caso, é preciso resistir com força, resistir, resistir, resistir!" A rocha mais sólida é a que se encontra nas profundezas, que deve ser descoberta através da leitura da Bíblia. Diz Jesus que só entrará no Reino aquele que põe em prática a vontade do Pai, e a vontade do Pai é a de não perder nenhum dos Seus filhos e que todos possam ter desde já um lugar e uma casa e que a devemos preparar para quem é abandonado.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO