Leitura da Palavra de Deus
Aleluia aleluia, aleluia
O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.
Aleluia aleluia, aleluia
Hebreus 2,5-12
Deus não submeteu aos anjos o mundo futuro de que falamos. Mas alguém, em certo lugar, atesta, dizendo: Que é o homem, para que te recordes dele, ou o filho do homem para que cuides dele? Fizeste-o por um pouco inferior aos anjos, coroaste-o de honra e de glória, submeteste tudo aos seus pés.
Ora, ao submeter-lhe tudo, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Contudo, ainda não vemos que tudo lhe esteja sujeito.
Aleluia aleluia, aleluia
Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra
Aleluia aleluia, aleluia
"O que é o homem, para dele Te lembrares ou o ser humano, para que dele cuides?". A citação do Salmo 8 é feita pelo autor da carta para recordar aos crentes o extraordinário amor de Deus: para salvar o homem do poder do mal e da morte, Ele não só não fica a olhar do alto dos Céus, mas envia o Seu próprio Filho para que cuide de nós e nos salve. Quando somos acometidos pelo sofrimento, aproxima-Se até tomar sobre Ele a nossa dor e os nossos sofrimentos. Enviou o Seu próprio Filho para a Terra para "conduzir para a glória um grande número de filhos" (v. 10). O Filho desceu nas profundezas da história humana para reunir todos e levá-los salvos para o Céu, tornando-Se assim, no "Iniciador da salvação" (v. 10) de todos os homens. É Filho de Deus, mas não Se envergonhou de nós, dos nossos pecados, da nossa pobreza. Antes pelo contrário, disse ao Pai: "Vou contar a tua fama aos meus irmãos, vou louvar-te no meio da assembleia" (v. 12). Para aqueles cristãos que viviam sob a ameaça das perseguições e do sofrimento, este anúncio representava uma grande consolação. Acolhamos também nós estas palavras porque ainda hoje são fonte de consolação para quem sofre e para os oprimidos. Jesus tornou-se no "sumo sacerdote" para os crentes e para toda a humanidade. É a primeira vez que o Novo Testamento utiliza para Jesus o título de "Sumo sacerdote". O apelativo não O afasta dos homens, antes pelo contrário, revela-O como o verdadeiro intercessor que salva. Juntamente com Jesus, também nós nos tornamos sacerdotes que intercedem junto do altar de Deus em prol dos doentes, dos perseguidos e de toda a humanidade.