ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Festa de Santa Maria, Mãe de Deus
Palavra de deus todos os dias

Festa de Santa Maria, Mãe de Deus

Festa de Maria Mãe de Deus
Oração pela paz no mundo e pelo fim de todas as guerras.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Festa de Santa Maria, Mãe de Deus
Quarta-feira, 1 de Janeiro

Festa de Maria Mãe de Deus
Oração pela paz no mundo e pelo fim de todas as guerras.


Primeira Leitura

Números 6,22-27

O Senhor disse a Moisés: «Fala a Aarão e a seus filhos: Assim abençoareis os filhos de Israel. Dizei-lhes: ‘O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te favoreça! O Senhor volte para ti a sua face e te dê a paz!' Invocarão o meu nome sobre os filhos de Israel e Eu os abençoarei!»

Salmo responsorial

Salmo 66 (67)

Ao director do coro. Com instrumentos de corda.
Salmo. Cântico.

Deus se compadeça de nós e nos abençoe,
faça brilhar sobre nós a luz do seu rosto.

Sejam conhecidos na terra os teus caminhos
e entre as nações, a tua salvação!

Que os povos te louvem, ó Deus!
Todos os povos te louvem!

Alegrem-se e exultem as nações,
porque julgas os povos com justiça
e governas as nações sobre a terra.

Que os povos te louvem, ó Deus!
Todos os povos te louvem!

O campo dá os seus frutos.
Deus, o nosso Deus, nos abençoa.

Que Deus nos abençoe;
e o seu temor chegue aos confins da terra!

Segunda Leitura

Gálatas 4,4-7

Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da Lei, para resgatar os que se encontravam sob o domínio da Lei, a fim de recebermos a adopção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: "Abbá! - Pai!" Deste modo, já não és escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro, por graça de Deus.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Glória a Deus nas alturas!
E na terra paz aos homens!

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 2,16-21

Foram apressadamente e encontraram Maria, José e o menino deitado na manjedoura. Depois de terem visto, começaram a divulgar o que lhes tinham dito a respeito daquele menino. Todos os que ouviram se admiravam do que lhes diziam os pastores. Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração. E os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora anunciado. Quando se completaram os oito dias, para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus indicado pelo anjo antes de ter sido concebido no seio materno.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

A liturgia exorta-nos a olhar para Maria para A festejar e venerar como Mãe de Deus. Já se passaram sete dias do Natal. E a Igreja, com esta festa, deseja que todos nós olhemos para a Mãe daquele Menino. Decerto - e é bom realçá-lo - não A encontramos sozinha: Maria está com Jesus ao colo. Os pastores, escreve o Evangelho, assim que chegaram a Belém "encontraram Maria e José e o Menino". É lindo imaginar o Menino Jesus já não na manjedoura mas nos braços de Maria. É uma das imagens mais familiares e ternas do mistério da encarnação. Na tradição da Igreja do Oriente a relação entre aquela Mãe e aquele Filho é tão forte que nunca se encontra uma imagem de Maria sem Jesus; Ela existe para aquele Filho, a Sua missão é gerá-l'O e mostrá-l'O ao mundo. Os pastores, chegando à gruta viram o Menino. E, "tendo-O visto - podemos dizer, depois do O terem contemplado -, contaram o que o anjo lhes anunciara sobre o Menino". Nesta afirmação está contida toda a vida do cristão. Se na noite anterior foram os anjos que lhes falaram do Menino, não é difícil pensar que na gruta foi Maria quem falou do Filho aos pastores. Maria, que "conservava no coração todas estas coisas", sabia bem qual era o mistério que estava presente naquele Menino. Já é uma linda e sempre útil tradição que no primeiro dia do ano a Igreja se reúna em oração para invocar a paz. É como estender a todo o mundo, à família das nações, a bênção que escutámos com a leitura do livro dos Números: "Que o Senhor te dirija o Seu olhar e te conceda a paz". É preciso que o Senhor dirija o Seu olhar para todos os povos da Terra. No início deste ano, é bom acolher o cântico dos anjos na noite de Natal: "Paz na Terra aos homens por Ele amados". É a nossa prece e o nosso cântico para este início de novo ano. Que o Espírito do Senhor desça nos corações dos homens, dissolva a sua dureza; transforme os corações das nossas cidades e afaste delas o ódio, a prepotência, a indiferença; mude o coração dos povos em guerra para que os espíritos violentos sejam desarmados e se fortaleçam os operadores de paz; transforme o coração de todos os homens e de todas as mulheres para que se volte a descobrir o rosto do único Deus, Pai de todos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO