ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do tempo do Natal
Palavra de deus todos os dias

Oração do tempo do Natal

Memória dos Santos Inocentes. Oração por todos os que morrem vítimas da violência, desde o seio materno até à velhice. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do tempo do Natal
Sábado, 28 de Dezembro

Memória dos Santos Inocentes. Oração por todos os que morrem vítimas da violência, desde o seio materno até à velhice.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Glória a Deus nas alturas!
E na terra paz aos homens!

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 2,13-18

Depois de partirem, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse-lhe: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egipto e fica lá até que eu te avise, pois Herodes procurará o menino para o matar.» E ele levantou-se de noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egipto, permanecendo ali até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciou pelo profeta: Do Egipto chamei o meu filho. Então Herodes, ao ver que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o seu território, da idade de dois anos para baixo, conforme o tempo que, diligentemente, tinha inquirido dos magos. Cumpriu-se, então, o que o profeta Jeremias dissera:

Ouviu-se uma voz em Ramá,
uma lamentação e um grande pranto:
É Raquel que chora os seus filhos
e não quer ser consolada,
porque já não existem.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.
Alleluia, alleluia, alleluia.

Aleluia aleluia, aleluia

Tanto a igreja do Oriente, como a do Ocidente, honram os Santos Inocentes mortos por ordem de Herodes na tentativa de eliminar Jesus. "Ainda não falam e já confessam Cristo! Não são capazes de lutar... e, no entanto, já carregam triunfantes a palma do martírio", canta um antigo Doutor da Igreja. Herodes personifica a força bruta do mal. No seu coração existe a fúria homicida que desencadeia dor, pranto, gritos e lamentações. É a obsessão do poder que, só para ser conservado, provoca chacinas cruéis e injustificáveis. Herodes é a crueldade da guerra que, ainda hoje, mata tantas crianças inocentes. Como contrastar esta crueldade? O Evangelho fala-nos do pacato José. Ele, sem nenhum poder, com apenas a força da fé e juntamente com o amor apaixonado pelo Menino deixa-se conduzir pelo anjo: "Toma o Menino e a Sua Mãe, foge para o Egipto". Esta página evangélica não está relegada ao passado. É de uma actualidade incrível. Quantas crianças, nos nossos dias, encontram a morte enquanto fogem da guerra e dos conflitos, na cruel indiferença dos que estão tão fechados em si mesmos ao ponto de tornarem de pedra o próprio coração que nem sequer se conseguem comover por estes pequenos que podemos considerar entre os "novos mártires inocentes". A crueldade para com as crianças é uma terrível praga que atinge transversalmente todo o mundo. Os cristãos e os homens de boa vontade são chamados a escutar, como fez José, o anjo do Senhor, tomando com eles estes pequenos para os resgatar da violência e salvá-los.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO