ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Festa da dedicação da catedral de Roma, a basílica dos Santos João Baptista e Evangelista em Latrão. Oração pela Igreja de Roma. Recordação da "Noite dos cristais" em 1938 na Alemanha, início da fase mais violenta da perseguição nazista contra os hebreus. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Sábado, 9 de Novembro

Festa da dedicação da catedral de Roma, a basílica dos Santos João Baptista e Evangelista em Latrão. Oração pela Igreja de Roma. Recordação da "Noite dos cristais" em 1938 na Alemanha, início da fase mais violenta da perseguição nazista contra os hebreus.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 2,13-22

Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nos seus postos. Então, fazendo um chicote de cordas, expulsou-os a todos do templo com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas pelo chão e derrubou-lhes as mesas; e aos que vendiam pombas, disse-lhes: «Tirai isso daqui. Não façais da Casa de meu Pai uma feira.» Os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devora. Então os judeus intervieram e perguntaram-lhe: «Que sinal nos dás de poderes fazer isto?» Declarou-lhes Jesus, em resposta: «Destruí este templo, e em três dias Eu o levantarei!» Replicaram então os judeus: «Quarenta e seis anos levou este templo a construir, e Tu vais levantá-lo em três dias?» Ele, porém, falava do templo que é o seu corpo. Por isso, quando Jesus ressuscitou dos mortos, os seus discípulos recordaram-se de que Ele o tinha dito e creram na Escritura e nas palavras que tinha proferido.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Hoje, a Igreja celebra a festa da Dedicação da Basílica dos Santos João Baptista e Evangelista em Latrão, em Roma, chamada também a "mãe" de todas as Igrejas do mundo. É uma festa que nos leva às origens da Igreja e nos recorda o valor e o sentido de qualquer lugar sagrado, lugar de oração e de encontro com o Senhor. Na liturgia, as igrejas são "dedicadas" ao Senhor, isto é, são espaços que não dedicamos a nós mesmos ou ao nosso protagonismo e, por isso, permanecem espaços de liberdade e de humanidade no mundo. Jesus tinha bem claro que o Templo de Jerusalém tinha sido dedicado ao Pai, a Deus, e não ao comércio humano, por isso, quis proteger aquele espaço e fê-lo com força e decisão, tanto é que os discípulos reconheceram no Seu gesto de expulsar os vendedores e os cambistas as palavras do Salmo: "O zelo pela tua casa me devora". Esta festa recorda-nos ainda que o Senhor fez também de nós, da nossa vida, um templo que não deve ser profanado com a lógica do mercado e da compra e venda. A única lógica que pode habitar na casa de Deus é a do amor gratuito. E os habitantes da casa de Deus são chamados - e o mesmo vale para o edifício - a dedicar a própria vida não para se salvarem a sim mesmo, mas para salvarem o próximo. Jesus sugere-nos esta perspectiva quando diz: "Destruí este Templo e em três dias Eu o levantarei". Jesus referia-se ao Seu corpo que ressuscitaria. Com estas palavras, Jesus consagra qualquer corpo a ser templo de Deus, por mais fraco e frágil que seja: no entanto, quando é habitado pelo amor de Deus, nada o pode destruir. O amor é bem mais forte do que a morte.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO