ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Memória de São Venceslau, (+929) venerado como mártir na Boémia. Memória de William Quijano, jovem salvadorenho da Comunidade de Santo Egídio, morto em 2009 pela violência das maras. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 28 de Setembro

Memória de São Venceslau, (+929) venerado como mártir na Boémia. Memória de William Quijano, jovem salvadorenho da Comunidade de Santo Egídio, morto em 2009 pela violência das maras.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 9,43-45

E todos estavam maravilhados com a grandeza de Deus.
Estando todos admirados com tudo o que Ele fazia, Jesus disse aos seus discípulos: «Prestai bem atenção ao que vou dizer-vos: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.» Eles, porém, não entendiam aquela linguagem, porque lhes estava velada, de modo que não compreendiam e tinham receio de o interrogar a esse respeito.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A insistência em dizer: "Prestai atenção...", parece querer forçar a incapacidade da mente dos discípulos em entenderem a Sua verdadeira identidade. Admoesta-os vivamente para não se deixarem enganar pela admiração que todos têm por Ele, porque está-Lhe reservada uma morte humilhante e dolorosa. Ser "entregue nas mãos dos homens", na linguagem bíblica, significa o destino doloroso e cruel de uma pessoa abandonada por Deus e deixada, precisamente, nas mãos dos homens e do arbítrio deles. Com efeito, acontecerá precisamente isso. Mas, apesar dessa clareza - realça o evangelista - os discípulos não compreendem. É uma nota que podemos aplicar também a nós mesmos que, amiúde, estamos distantes, precisamente como estavam os discípulos de então, dos pensamentos de Jesus, das Suas preocupações e, sobretudo, do sentido que tinham da Sua própria missão. Não é na força e no poder humano que se realiza a salvação, mas apenas no caminho do amor por todos, um amor que chega ao ponto de dar a própria vida pelos próprios inimigos. O evangelista anota que os discípulos continuam a não compreender as palavras de Jesus: "estava-lhes escondido, para que não entendessem". E ficaram em silêncio, sem pedirem ulteriores explicações. É uma atitude de dureza e de desconfiança. Não aceitam a própria ignorância e preferem permanecer na escuridão. No entanto, Jesus não os abandona. Continua a ensiná-los, na esperança que, aos poucos, compreendam o Evangelho.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO