ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 6 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 9,14-17

Depois, foram ter com Ele os discípulos de João, dizendo: ?Porque é que nós e os fariseus jejuamos e os teus discípulos não jejuam?? Jesus respondeu-lhes: ?Porventura podem os convidados para as núpcias estar tristes, enquanto o esposo está com eles? Porém, hão-de vir dias em que lhes será tirado o esposo e, então, hão-de jejuar.? ?Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo puxa parte do tecido e o rasgão torna-se maior. Nem se deita vinho novo em odres velhos; de contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho e estragam-se os odres. Mas deita-se o vinho novo em odres novos; e, desta maneira, ambas as coisas se conservam.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Os discípulos de João que conduziam uma vida mais austera do que a dos discípulos de Jesus, interrogam-n'O directamente sobre essa diferença: "Nós e os fariseus fazemos jejum; porque é que os teus discípulos não jejuam?". Os discípulos de João perguntam para entenderem. Nunca nos devemos envergonhar por pedirmos ajuda a Jesus. O Mestre responde com a imagem da chegada do noivo e compara os discípulos aos amigos do noivo que preparavam e participavam nas núpcias que, obviamente, deveria ser um momento de grande festa. Com Jesus, chegou entre os homens o verdadeiro "noivo", Aquele que veio resgatar a humanidade da condição de esterilidade. O sentido da vida com Jesus reveste-se do traje de festa mas, admoesta Jesus, virão também os momentos difíceis. Virão também para Ele e, neste aceno, entrevêem-se os dias da Paixão. Assim como virão para os discípulos e para a comunidade. Como é possível não pensar nas inúmeras perseguições que ainda hoje se abatem sobre os discípulos de Jesus? Então, durante os dias difíceis, os discípulos "jejuarão", acrescenta Jesus. Mas antes, é necessário que se preparem para a festa e bebam o vinho da misericórdia; isso torná-los-á fortes, também nos momentos mais difíceis. Os barris velhos de que fala Jesus são os esquemas mentais e religiosos de sempre. O amor evangélico requer corações novos, isto é, sem preconceitos, para acolher o amor de Deus. A resistência à novidade da Palavra de Deus significa fechar-se ao Espírito. O Evangelho do amor liberta-nos dos isolamentos e das restrições para nos lançar nos horizontes largos de Deus.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO