ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Recordação de Santo Irineu (+202), bispo de Lião e mártir: da Anatólia foi para a França para anunciar o Evangelho. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 28 de Junho

Recordação de Santo Irineu (+202), bispo de Lião e mártir: da Anatólia foi para a França para anunciar o Evangelho.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 8,1-4

Ao descer do monte, seguia-o uma enorme multidão. Foi, então, abordado por um leproso que se prostrou diante dele, dizendo-lhe: ?Senhor, se quiseres, podes purificar
-me.?

Jesus estendeu a mão e tocou-o, dizendo: ?Quero, fica purificado!? No mesmo instante, ficou purificado da lepra.

Jesus, porém, disse-lhe: ?Vê, não o digas a ninguém; mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta a oferta que Moisés preceituou, para que lhes sirva de testemunho.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus acabou de proferir o Sermão da Montanha perante uma grande multidão. Chamou felizes os pobres, os aflitos, os mansos e os que têm fome e sede de justiça. Agora, desce da montanha, como Moisés desceu do monte, com as tábuas da Lei. E eis que diante da Lei do amor que Jesus acabou de proclamar, acorre um leproso. Um homem que a Lei tinha posto de lado, isolando-o na sua doença e impureza, considerada contagiosa. "Senhor, se quiseres, tens poder para me purificar!". É uma prece simples, mas cheia de fé: "Se quiseres". Jesus, que mais tarde dirá aos discípulos "batei e abrir-vos-ão", abre imediatamente a porta da Sua misericórdia, estende a mão, toca o leproso e fala com ele. E a lepra desaparece. Jesus não tem medo de parar diante daquele doente: cuida dele, toca-o e dirige-lhe palavras de afecto. Deste modo, cura-o. Jesus - que vai bem além das disposições rituais - mostra aos discípulos como é que se deve estar ao lado do necessitado, como é que se deve cuidar dele. É este o sentido da escuta, da mão que se estende para tocar aquele leproso, das palavras que lhe dirige. E afirma claramente qual é a vontade de Deus: "Quero: fica purificado". Esta deve ser sempre também a vontade dos discípulos e de qualquer comunidade cristã. Se Jesus nos ensina como devemos acolher, contemporaneamente, através deste leproso, ensina-nos também, como nos devemos relacionar com ele. Estendamos-Lhe a mão e Ele curar-nos-á.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO