ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Memória de Dom Lorenzo Milani (+1967), padre florentino, prior de Barbiana, onde foi professor de crianças e jovens na Escola popular por ele fundada. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Quarta-feira, 26 de Junho

Memória de Dom Lorenzo Milani (+1967), padre florentino, prior de Barbiana, onde foi professor de crianças e jovens na Escola popular por ele fundada.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 7,15-20

?Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes. Pelos seus frutos, os conhecereis. Porventura podem colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos. A árvore boa não pode dar maus frutos nem a árvore má, dar bons frutos. Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Pelos frutos, pois, os conhecereis.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus admoesta do perigo de nos deixarmos aliciar pelos falsos profetas, isto é, por aquelas pessoas ou por aquele modo de viver que parece mais fácil e imediato mas que, na realidade rouba a vida, precisamente, como um lobo voraz. Isso faz lembrar os numerosos "encantadores" que em muitos lados, sobretudo nos países mais pobres, pregam a chamada "religião da prosperidade". Uma pregação que engana e que não salva. Antes pelo contrário, ilude e prejudica. Deste modo, Jesus admoesta também os discípulos para evitarem o comportamento dos fariseus. Isto é, de um modo exterior ou ritualista de viver a fé ou de se conformarem com a mentalidade do mundo. Muitos cristãos acreditam viver o Evangelho fechando-se no seu próprio e pequeno recinto. Não nos devemos esquecer que as tentações se apresentam sempre como lisonjeiras e razoáveis, precisamente, como lobos vestidos com peles de ovelha. Como desmascará-las? Jesus indica um critério seguro: "Conhecê-lo-eis pelos seus frutos". São falsas profecias todas aquelas sugestões e solicitações que tornam a vida estéril, incapaz de produzir bons frutos para si e para os outros. O apóstolo Paulo faz uma lista das obras que nascem de quem se deixa conduzir pelo espírito carnal, isto é, pelo amor-próprio: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias. E, logo a seguir, indica as que brotam do homem que se deixa conduzir pelo Espírito, pelo Evangelho: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si. E termina: "Portanto, se vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito" (Gl 5, 19-26).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO