ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 14 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 5,27-32

?Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. Portanto, se a tua vista direita for para ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora, pois é melhor perder-se um dos teus órgãos do que todo o teu corpo ser lançado à Geena. E se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora, porque é melhor perder-se um só dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado à Geena.? ?Também foi dito: Aquele que se divorciar da sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. Eu, porém, digo-vos: Aquele que se divorciar da sua mulher - excepto em caso de união ilegal - expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus enuncia o sexto mandamento: "Não cometerás adultério". Era uma disposição que obrigava seja o marido seja a mulher a não se traírem e, portanto, a conservarem intacto o laço conjugal. Jesus não suprime esse mandamento, mas sabe bem que o mero respeito exterior não é suficiente a assegurar a integridade do casamento. É necessário o coração, isto é, um envolvimento interior e profundo com o outro para construir uma família sólida e estável. O amor - que é compromisso a unir-se aos outros - não deve ser deixado à mercê dos próprios sentimentos passageiros ou egocêntricos. No caso do casamento, mas não só, o amor significa escolha de viver juntos durante a vida. Esse amor é apresentado no ápice da Criação, quando Deus disse, depois de ter criado Adão: "Não é bom que o homem esteja sozinho!". É a afirmação da primazia da comunhão sobre a solidão. É bom que o mundo inteiro seja edificado como uma única família, desde a doméstica àquela dos povos. O amor que Jesus pede é a decisão de nos empenharmos em edificar um mundo com os traços do próprio amor de Deus. É uma escolha que contrasta irremediavelmente com o instinto em satisfazer os próprios sentimentos individuais a todo o custo. Por isso, Jesus não hesita em afirmar: "se o teu olho te leva a pecar, arranca-o e lança-o fora: é melhor perder um membro do que o teu corpo todo ser lançado no inferno". E o mesmo para com a mão. Qualquer cedência ao egoísmo compromete o amor. O Evangelho deve ser seguido com seriedade e não podemos ser pedra de tropeço (é este o significado de "escândalo") para os irmãos com o próprio comportamento egocêntrico. Mais vale perder um olho ou uma mão se eles são ocasião de escândalo. Com estas hipérboles, Jesus pretende referir-Se ao corte dos próprios instintos cujas raízes se encontram no coração.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO