ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 10 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 5,1-12

Ao ver a multidão, Jesus subiu a um monte. Depois de se ter sentado, os discípulos aproximaram-se dele. Então tomou a palavra e começou a ensiná-los, dizendo:

?Felizes os pobres em espírito,
porque deles é o Reino do Céu.

Felizes os que choram,
porque serão consolados.

Felizes os mansos,
porque possuirão a terra.

Felizes os que têm fome e sede de justiça,
porque serão saciados.

Felizes os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia.

Felizes os puros de coração,
porque verão a Deus.

Felizes os pacificadores,
porque serão chamados filhos de Deus.

Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça,
porque deles é o Reino do Céu.

Felizes sereis, quando vos insultarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o género de calúnias contra vós, por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque grande será a vossa recompensa no Céu; pois também assim perseguiram os profetas que vos precederam.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A liturgia da Igreja, introduz-nos, a partir de hoje, na leitura continuada do Evangelho de Mateus. E começa com as "bem-aventuranças" que abrem o conhecido Sermão da Montanha. Jesus deseja indicar àquelas multidões o caminho da bem-aventurança, da felicidade. Já os Salmos tinham habituado os crentes de Israel ao verdadeiro sentido da bem-aventurança: "Feliz é o homem que confia no Senhor", "feliz é o homem que cuida do fraco e do indigente", "feliz é o homem que confia em Ti". Jesus afirma que são felizes os homens e as mulheres pobres de espírito, isto é, os humildes (aqueles que confiam em Deus e não na riqueza). E felizes são também os misericordiosos, os aflitos, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os puros de coração, os perseguidos por causa da justiça e também os que são insultados e perseguidos por causa do Seu Nome. Também a nós, hoje, podem parecer distantes. Jesus deseja-nos uma felicidade verdadeira, plena, duradoira. Pelo contrário, a nós, normalmente, interessa apenas viver um pouco melhor, conseguirmos um pouco mais de tranquilidade. Alguém fala de um mundo de "paixões tristes". Precisamente porque este alheamento à cultura da maioria torna esta página das Bem-aventuranças um verdadeiro Evangelho, uma verdadeira "Boa Notícia". Elas arrebatam-nos de uma vida cada vez mais banal e impelem-nos para uma existência cheia de sentido, uma profunda alegria muito maior da que se possa imaginar. Não são demasiado elevadas para nós, assim como não o eram para aquela multidão que foi a primeira a escutá-las. As Bem-aventuranças possuem um rosto humano: o rosto de Jesus. Ele é o homem pobre, o homem manso e com fome de justiça, o homem apaixonado e misericordioso, o homem perseguido e condenado à morte. Olhemos para Ele e sigamo-l'O; também nós seremos felizes.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO