ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Liturgia dominical
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Liturgia dominical
Domingo, 9 de Junho


Primeira Leitura

Gênesis 3,9-15

Mas o Senhor Deus chamou o homem e disse-lhe: ?Onde estás??

Ele respondeu: ?Ouvi a tua voz no jardim e, cheio de medo, escondi-me porque estou nu.? O Senhor Deus perguntou: ?Quem te disse que estás nu? Comeste, porventura, da árvore da qual te proibi comer?? O homem respondeu: ?Foi a mulher que trouxeste para junto de mim que me ofereceu da árvore e eu comi.? O Senhor Deus perguntou à mulher: ?Por que fizeste isso?? A mulher respondeu: ?A serpente enganou-me e eu comi.? Então, o Senhor Deus disse à serpente:
?Por teres feito isto, serás maldita
entre todos os animais domésticos
e entre os animais selvagens.
Rastejarás sobre o teu ventre,
alimentar-te-ás de terra todos os dias da tua vida.

Farei reinar a inimizade entre ti e a mulher,
entre a tua descendência e a dela.
Esta esmagar-te-á a cabeça
e tu tentarás mordê-la no calcanhar.?

Salmo responsorial

Salmo 129 (130)

C?ntico das peregrina??es.
Do fundo do abismo clamo a ti, Senhor!

Senhor, ouve a minha prece!
Estejam teus ouvidos atentos
? voz da minha s?plica!

Se tiveres em conta os nossos pecados,
Senhor, quem poder? resistir?

Mas em ti encontramos o perd?o;
por isso te fazes respeitar.

Eu espero no Senhor! Sim, espero!
A minha alma confia na sua palavra.

A minha alma volta-se para o Senhor,
mais do que a sentinela para a aurora.
Mais do que a sentinela espera pela aurora,

Israel espera pelo Senhor;
porque nele h? miseric?rdia
e com Ele ? abundante a reden??o.

Ele h?-de livrar Israel
de todos os seus pecados.

Segunda Leitura

II Coríntios 4,13-5,1

Animados do mesmo espírito de fé, conforme o que está escrito: Acreditei e por isso falei, também nós acreditamos e por isso falamos, sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos há-de ressuscitar com Jesus, e nos fará comparecer diante dele junto de vós. E tudo isto faço por vós, para que a graça, multiplicando-se na comunidade, faça aumentar a acção de graças, para a glória de Deus. Por isso, não desfalecemos, e mesmo se, em nós, o homem exterior vai caminhando para a ruína, o homem interior renova-se, dia após dia. Com efeito, a nossa momentânea e leve tribulação proporciona-nos um peso eterno de glória, além de toda e qualquer medida. Não olhamos para as coisas visíveis, mas para as invisíveis, porque as visíveis são passageiras, ao passo que as invisíveis são eternas.

Sabemos, com efeito, que, quando a nossa morada terrestre, a nossa tenda, for destruída, temos uma habitação no Céu, obra de Deus, uma casa eterna, não construída por mãos humanas.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 3,20-35

Tendo Jesus chegado a casa, de novo a multidão acorreu, de tal maneira que nem podiam comer. E quando os seus familiares ouviram isto, saíram a ter mão nele, pois diziam: ?Está fora de si!? E os doutores da Lei, que tinham descido de Jerusalém, afirmavam: ?Ele tem Belzebu!? E ainda: ?É pelo chefe dos demónios que expulsa os demónios.? Então, Jesus chamou-os e disse-lhes em parábolas: ?Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode perdurar; e se uma família se dividir contra si mesma, essa família não pode subsistir. Se, portanto, Satanás se levanta contra si próprio, está dividido e não poderá subsistir; é o seu fim. Ninguém consegue entrar em casa de um homem forte e roubar-lhe os bens sem primeiro o amarrar; só depois poderá saquear-lhe a casa. Em verdade vos digo: todos os pecados e todas as blasfémias que proferirem os filhos dos homens, tudo lhes será perdoado; mas, quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão: é réu de pecado eterno.? Disse-lhes isto porque eles afirmavam: ?Tem um espírito maligno.? Nisto chegam sua mãe e seus irmãos que, ficando do lado de fora, o mandam chamar. A multidão estava sentada em volta dele, quando lhe disseram: ?Estão lá fora a tua mãe e os teus irmãos que te procuram.? Ele respondeu: ?Quem são minha mãe e meus irmãos?? E, percorrendo com o olhar os que estavam sentados à volta dele, disse: ?Aí estão minha mãe e meus irmãos. Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.?

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

O Evangelho deste domingo apresenta-nos Jesus que regressa a casa, em Cafarnaum, com os discípulos e, imediatamente, uma grande multidão se apinha diante da porta, ao ponto de não lhes dar sequer o tempo de comerem. É uma imagem do amor "exagerado" de Jesus. Um amor que inquieta e preocupa pelo seu carácter radical.
E há duas atitudes que emergem muito claramente: de um lado, os "seus", isto é, os parentes, os amigos mais chegados de Jesus, provavelmente até mesmo alguns dos discípulos, aqueles que consideram Jesus como uma própria propriedade, algo que é só para eles e não para todos. Estão escandalizados por este caminhar de Jesus no meio das multidões, do facto de não Se poupar, de Se dar completamente aos outros. Dizem: "Ficou louco", perdeu a razão. Jesus está louco porque quem ama de verdade não tem outra solução senão a de sair de si e viver a vida inteira como uma dádiva e, quando se ama deveras, acaba-se por se perder um pouco a razão, mas deixa-se falar o coração. A outra atitude é a dos fariseus e dos doutores da Lei, que vieram de Jerusalém para julgar, para criticar as acções de Jesus. E aqui, o confronto é ainda mais duro, porque acusam Jesus de ter sido mandado por Belzebu, um dos muitos nomes com que se chama o espírito de divisão que opera no mundo. Quando há alguém, como Jesus, que faz o bem, que ama, que ajuda o próximo, imediatamente a inveja do mal suscita maus pensamentos: não é possível fazer o bem, qual é o interesse que está por detrás? É a história dos nossos dias, quando qualquer obra boa é acusada de indulgência e, portanto, de ser algo de errado como quando, aplicando o Evangelho, se acolhem os forasteiros e pretende-se mostrar que isso é um crime.
Pois bem, a todas estas pessoas, Jesus responde claramente: se um reino se divide em grupos que lutam entre si, esse reino acabará por se destruir. O mal divide e divide-se, e o mal acaba: Satanás é derrotado, afirma Jesus, porque o bem é mais forte. Jesus é aquele homem forte de que fala a parábola, que amarra o mal e liberta os homens que vivem como que acorrentados pelos próprios receios; o de Jesus que desce até aos infernos para libertar todos os que morreram, é um "saque" santo. E não o faz com a violência nem com a força das armas, mas apenas com o Seu amor apaixonado de que pretende que participemos todos. Quem não sabe reconhecer o bem, quem fala mal do bem que há no mundo, resiste ao Espírito de Deus, ao Espírito Santo e esse pecado que não pode ser perdoado, não é uma punição, mas uma auto-exclusão deste amor que também nos vem procurar.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO