ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 6 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 12,28-34

Aproximou-se dele um escriba que os tinha ouvido discutir e, vendo que Jesus lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: ?Qual é o primeiro de todos os mandamentos?? Jesus respondeu: ?O primeiro é: Escuta, Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças. O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.? O escriba disse-lhe: ?Muito bem, Mestre, com razão disseste que Ele é o único e não existe outro além dele; e amá-lo com todo o coração, com todo o entendimento, com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo vale mais do que todos os holocaustos e todos os sacrifícios.? Vendo que ele respondera com sabedoria, Jesus disse: ?Não estás longe do Reino de Deus.? E ninguém mais ousava interrogá-lo.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

"Não estás longe do Reino de Deus", diz Jesus a este sábio doutor da Lei. Ser um doutor da Lei significava conhecer a Escritura e a Lei e o facto de perguntar qual é o primeiro mandamento, mostra a sua sabedoria. Aquele doutor da Lei não pensa de saber tudo, não cessa de se questionar, de interrogar os mestres, a Escritura e o Senhor. Quando julgamos que já sabemos tudo, quando damos tudo por adquirido, quando deixamos de nos questionar, no fim de contas estamos a renunciar a transformar-nos a nós e ao mundo à nossa volta. Jesus responde falando do amor, remetendo às palavras da Escritura: "Ouve, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças". Jesus está a citar o "Shemà Israel", "Ouve, Israel!", a mais importante de todas as orações hebraicas, a profissão de fé que se repete três vezes por dia. Diziam os rabinos que "todo aquele que habita a Terra e recita o shemà de manhã e à noite é, certamente, um filho do mundo que virá". Provavelmente, também Jesus pensava neste provérbio quando diz ao doutor da Lei que não está longe do Reino de Deus. Quem reza, é filho de um mundo que virá, isto é, não descartou a esperança mas mantém-na viva. E o que mantém viva a esperança, é o amor. "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Jesus reúne em si estas palavras, transformando-as num único mandamento. Quem ama Deus de verdade, com todo o coração, ama o próximo como a si mesmo, porque aprende d'Ele a amar o próximo, a humanidade concreta, com as suas feridas e os seus sofrimentos. É a visão de uma vida e de um destino comum, de um Reino, o de Deus que é para todos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO