Na manhã de 6 de Agosto de 1945, a cidade japonesa de Hiroshima foi atingida pela primeira bomba atómica. As autoridades militares japonesas decidiram não aceitar os termos da rendição e impuseram uma lei marcial rigorosa para impedir qualquer possibilidade de negociações de paz. A 9 de Agosto de 1945, a segunda bomba atómica foi lançada sobre Nagasaki, logo após a União Soviética ter declarado guerra ao Japão e entrado na Manchúria. A 2 de Setembro de 1945, o Japão rendeu-se incondicionalmente. Os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki continuam a ser os únicos dois casos de uso intencional e destrutivo de bombas atómicas.
Face aos muitos conflitos em curso no mundo e às crescentes tensões após a invasão da Ucrânia, a Comunidade de Sant'Egidio nos EUA promoveu uma vigília contínua de oração pela paz na Capela do Sagrado Coração de Jesus e Maria, 325 E 33rd Str. New York 10016.
Numerosas associações, congregações e grupos eclesiais aderiram à iniciativa (ver este LINK).
A vigília de oração está aberta a todos, desde a noite de sexta-feira 5 de Agosto até à noite de terça-feira 9 de Agosto de 2022.
É possível também aderir à oração online enviando as próprias intenções para [email protected]