"Ninguém fica sozinho". A clínica móvel DREAM chega aos campos de reassentamento entre os deslocados por ciclones e terrorismo no norte de Moçambique

A clínica móvel de DREAM em Moçambique alivia as zonas de reassentamento no distrito de Dondo em Sofala: é uma iniciativa da Comunidade de Sant'Egidio em colaboração com a Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento (AICS) que visa colmatar a lacuna de cuidados de saúde nas zonas rurais de Mutua e Savane, onde vivem as pessoas deslocadas pelos ciclones de 2019, Idai e Kenneth, e pelos ataques terroristas em Cabo Delgado.

Uma vez por semana, uma equipa de enfermeiros e técnicos de saúde dá acesso ao rastreio pediátrico e de adultos; e aqueles que não podem ir à clínica móvel são contactados com visitas domiciliárias. A acção de sensibilização inclui uma actividade de educação para a saúde e tem o nome significativo de "Niguem fica sozinho", o que se torna uma promessa para as populações nas áreas de reassentamento longe das unidades sanitárias.