Encontro com o Secretário da ONU Guterres à margem do G20: paz, vacinas para a África e corredores humanitários no centro do diálogo

O Secretário-Geral: "Sant'Egidio não fala apenas de paz mas faz a paz" - "Andrea Riccardi: "Reconstruir as sociedades e dar à paz a centralidade que ela merece"

Esta tarde, às 16h, uma delegação da Comunidade de Sant'Egidio, liderada pelo fundador Andrea Riccardi e pelo presidente Marco Impagliazzo, reuniu-se em Roma com o Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres. No decurso da reunião, foram debatidas algumas questões importantes que dizem de perto respeito ao G20 em curso na capital. Em primeiro lugar, o da paz e, em particular, a acção levada a cabo por Sant'Egidio para a reconciliação e desarmamento em alguns países e zonas do mundo onde os conflitos e a violência generalizada persistem.

Outro tópico foi a vacinação anti-Covid em África, um continente que não pode ser deixado para trás, para o bem de toda a sua população mas também do mundo. Finalmente, o tema da migração foi abordado, concordando com a necessidade de replicar - nas zonas do mundo atravessadas por guerras e crises ambientais que levam as pessoas a abandonar as suas terras - o modelo dos corredores humanitários. Lançados por Sant'Egidio juntamente com outras realidades, em Itália, França, Bélgica e Andorra, tornaram possível até agora acolher quase 4.000 refugiados na Europa.

A conversa também suscitou a ideia de uma conferência de alto nível sobre paz, sociedade civil e o papel da mulher, a ser organizada em Nova Iorque num futuro próximo.

"Tenho uma admiração sem limites pelo trabalho de Sant'Egidio porque não só fala de paz mas também faz a paz e é bem sucedida", disse Guterres. Para Riccardi, a colaboração com a ONU é extremamente importante: "Sant'Egidio trabalha para reconstruir as sociedades. Numa altura em que a paz parece difícil a ser alcançada, queremos devolver-lhe a centralidade que ela merece".