Um editorial de Andrea Riccardi sobre a situação no Líbano: a Europa deve desempenhar o seu próprio papel

A Europa deve desempenhar o seu próprio papel no Líbano

O estado por vezes parece um hóspede, em bicos de pés pela sua casa. Mas num Beirute destruído, é impossível fingir: é necessário reconstruir

O Líbano sempre se moveu entre a realidade complexa e os sonhos que por vezes se tornaram pesadelos: assim foi durante a guerra civil (1975-1990), que reduziu Beirute a um campo de batalha ou, agora, com a explosão que destruiu a capital, o coração e a alma do país. Os principais intérpretes do sonho, durante séculos, foram os maronitas, orgulhosos habitantes das montanhas católicas, amigos da França, que se autodenominam os filhos dos fenícios, diferentes dos árabes. O sonho tornou-se realidade após a Primeira Guerra Mundial e os massacres de cristãos no Império Otomano: um Líbano onde os cristãos não eram uma minoria como em todos os países árabes (aqui eram a metade). Para o conseguir, a França, a potência mandatária, era necessária. Em 1920, o Alto Comissário francês, General Gouraud, proclamou a República do Líbano nos degraus do Hotel des Pins (onde Macron foi durante a sua visita), ao lado do Patriarca Maronita e dos líderes sunitas. O Líbano manteve-se na aliança entre a burguesia sunita e a burguesia cristã. A Síria considerou-o (ainda é assim) parte da sua terra, tanto que não enviou um embaixador a Beirute. Várias vezes, entrou com as tropas e é um actor "interno" da política no Líbano. No entanto, aqui sempre se respirou ar de liberdade ao contrário dos países árabes. Sem censura. Vida livre, casas de jogo, espaço para respirar e entretenimento para um mundo árabe conformista e retido em casa própria.

Desde a independência em 1943, a genialidade do país tem sido a coexistência entre as comunidades religiosas. Até dezoito (a hebraica acabou, embora a sinagoga tenha sido recentemente restaurada): doze comunidades cristãs (prevalecem os maronitas), seis muçulmanas. O primeiro-ministro é sunita e o presidente maronita. Até aos anos 70, o Líbano foi definido como a Suíça do Médio Oriente: um paraíso fiscal e uma terra de boa vida. Foi o Leban du rêve (o Líbano do sonho)! Mas não foi construído um Estado social, enquanto os clãs dentro das confissões reforçaram o seu poder, ao ponto de formar milícias. Desde 1933 não foi feito qualquer censo, o que agora mostraria cristãos em minoria e perturbaria o equilíbrio institucional. Em 1948 chegaram os palestinianos, agora 455.000, que vivem no país - nos campos, agora bairros reais - sem qualquer reconhecimento. Povo fantasma, mas com o seu próprio exército, na origem da guerra civil que eclodiu em 1975.

 

Numa guerra de quinze anos, com mudanças nas alianças, a entrada das tropas israelitas  e depois a assentamentos dos sírios, o sonho da coexistência desmorona-se. Não só devido às muitas milícias, mas também porque os poderes dos clãs, ligados aos interesses empresariais e das famílias, dividem-se e recompõem-se. Os xiitas, subclasses esquecidos e desprezados, irrompem no cenário: operários, agricultores, empregados de mesa das ricas famílias maronitas e sunitas... O Imã Moussa Sadr, morto na Líbia por Gaddafi em 1978, funda um movimento de resgate xiita. Com a vitória de Khomeini, desenvolve-se uma "teologia da libertação" islâmica. Em 1982, nasce Hezbollah, que se encarrega das exigências de resgate xiitas, actualmente a força militar mais numerosa e poderosa do exército nacional: um Estado dentro do Estado, para onde vão os suspeitos para a explosão no porto.

Não é uma questão de recordar os acontecimentos das últimas décadas, entre violência, assassinatos, mudanças de governo. A guerra na Síria trouxe um milhão de refugiados, acolhidos com generosidade num país de quatro milhões de habitantes. A coabitação entre comunidades transformou-se frequentemente em conivência empresarial, minada pela crise da "lira libanesa". Num regime clânico e empresarial, enraizou-se de forma compacta Hezbollah, que controla bairros, a região sul, e sacrificou muitos homens na defesa de Assad na Síria. O islamismo, como ideologia de libertação, como foi o marxismo, tem derivações terroristas e criminosas. O Estado no Líbano parece por vezes ser um hóspede, em bicos de pés pela sua casa. A terrível explosão perturbou o modus vivendi, pelo que se finge, se ignora, se dividem os espaços. Agora, num Beirute destruído, é impossível fingir. É necessário reconstruir.

As forças saudáveis parecem ser os jovens e menos jovens, libertados das diferenças confessionais e clânicas: apelam a uma renovação. Reuniram-se em torno de Macron, o primeiro líder europeu a visitar imediatamente o Líbano. A Europa deve desempenhar o seu próprio papel, como Charles Michel demonstrou durante a sua visita. A presença dos militares italianos na força da ONU deve ser a premissa para uma política italiana no país, como disse o Ministro Guerini. A alternativa é o rio dos petrodólares da Arábia Saudita e dos Emirados: uma reconstrução empresarial (sem qualquer respeito mesmo pela arquitectura antiga) e nem minimamente democrática, que utilizará os clãs libaneses enriquecendo-os e sufocando a renovação da sociedade civil, a única parte saudável. Di Maio falou do Líbano como de "segunda casa" para a Itália. É necessária pelo menos uma grande iniciativa italo-franco-alemã. Perder o Líbano, com a crise líbia e as fragilidades da Tunísia, é resignar-se a um Mediterrâneo diferente, certamente pior.

© RIPRODUZIONE RISERVATA