É necessário um novo começo do cristianismo face à insegurança e à solidão de pandemia

Editorial de Andrea Riccardi em Famiglia Cristiana
Face à insegurança e à solidão, é necessário repovoar as cidades de fraternidade e reconstruir as relações
 
Nas igrejas, após as semanas de Covid-19, as liturgias recomeçaram com as medidas prescritas para evitar o contágio. Não se pode fingir que tudo é igual ao que era antes. Pode-se ver pela participação nas celebrações, menos alta do que antes. Menos pessoas idosas que, por razões certas de prudência, permanecem em casa. Mas eles não devem ser esquecidos. 
Permanece a ferida da morte de muitos, especialmente em algumas Províncias, devido à pandemia. Muitas vezes morreram sozinhos. No caso dos óbitos, mesmo de outra natureza, a dolorosa ausência do funeral foi sentida. Todos registaram a fragilidade das suas vidas em contacto com o perigo. Vivemos um período "retidos"; em casa e na família, em que a força e fraqueza das relações, bem como a solidão, foram sentidas de uma forma sem precedentes. 
Também foi um tempo excepcional para os padres, devido à ausência da liturgia com o povo. Em dois milénios, a Missa nunca tinha sido suspensa na Península. Nem mesmo com as guerras. Trata-se de algo único na história que simboliza a excepcionalidade da situação, mesmo religiosa. 
A Itália tornou-se empobrecida. Para alguns, ao ponto de passar fome. A falta de trabalho e o encerramento de actividades espalharam uma sensação de precariedade e incerteza sobre o futuro. Para os jovens, mas não só. Há insegurança. O Verão chegou, com o desejo de descanso, de lazer, com aquele aspecto de intervalo festivo que traz consigo. Mas não podemos esconder que estamos no início de uma época de "reconstrução" (económica, mas também espiritual).
No íntimo de muitos, surgiram novas questões sobre o sentido da vida. Ou talvez tenham ressuscitado. A presença do Papa tem-nos acompanhado. Pensemos no dia 27 de Março, quando na Praça de São Pedro, vazia e sob a chuva, Francisco, sozinho, parecia o "grande intercessor" de um povo em sérias dificuldades. Hoje, após estas semanas de solidão, devemos retomar o diálogo com as pessoas, marcadas por uma sensação de fragilidade. Afinal de contas, esta é a mensagem bastante ignorada da Evangelii gaudium Alegria do Evangelho): sair, encontrar, dialogar à luz do Evangelho. 
Este período mostrou de facto como "não é bom que o homem esteja sozinho", diz Génesis. Todos os laços na sociedade têm vindo a enfraquecer e a desfazer-se há já algum tempo. Pelo contrário, eles são decisivos. Precisamos de repovoar as nossas cidades de fraternidade, mas também o mundo rural, que corre o risco de se tornar uma espécie de periferia. 
É necessário reconstruir as comunidades cristãs com um trabalho de tecelagem humana, assegurando-se de que elas sejam capazes de acolher aqueles que se colocaram novas questões. Nestes tempos difíceis, muitos têm demonstrado generosidade e vontade de ajudar os outros. Temos de reencontrar aqueles que se mergulharam num cristianismo individualista, talvez constituído por Missas televisivas sem laços. 
Um novo começo abre-se para o cristianismo em Itália. Ninguém tem o monopólio desta missão, nem deve pesar apenas sobre o clero. Chegou a hora da Evangelii gaudium. Assim escreve o Papa Francisco: «Ser discípulo significa ter a disposição permanente de levar aos outros o amor de Jesus; e isto sucede espontaneamente em qualquer lugar: na rua, na praça, no trabalho, num caminho». É preciso saber ler os sinais dos tempos: nas feridas e nas questões que a pandemia suscita, há muitas exigências de amor, vida nova, esperança.
 
Editorial de Andrea Riccardi em Famiglia Cristiana de 9/8/2020