Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos: com o programa BRAVO!, a luta contra o tráfico em África começa nas maternidades com o registo do estado civil.

Sem a cédula de nascimento não se tem, por definição, nenhuma idade. O nome dos próprios pais não se encontra nos registos. Não é possível ter acesso a determinados serviços estatais.

Milhões de pessoas em África, desde os seus primeiros anos, podem ser expostas aos objectivos de organizações ou redes que exploram estes estados de incerteza jurídica. Um dos maiores perigos é o fenómeno do tráfico de seres humanos.

Para a Comunidade de Sant'Egidio, a luta contra o tráfico começa nas maternidades, onde são criados centros de registo.

O programa
BRAVO! dá um nome às " crianças invisíveis" no Burkina Faso, Malawi, Guiné Conakry e Moçambique. A milhões de crianças é garantido o "direito de existir" e de não estar sujeito ao trabalho e à exploração infantil.

Na pandemia, quando as garantias de direitos podem ser enfraquecidas, BRAVO! não pára e toma todas as precauções necessárias para continuar as suas actividades.

No Burkina Faso, nos últimos meses, em três Províncias do país (Centre, Centre Ouest, Plateau Central ), 1700 funcionários do estado civil, trabalhadores da saúde e organizações da sociedade civil participaram em sessões de formação de Bravo! sobre os temas da protecção dos direitos da criança e da prevenção do vírus. Muitas emissões de rádio foram organizadas para aumentar a sensibilização na língua local, para que todos pudessem compreender o valor do registo do estado civil.

Para saber mais sobre o programa BRAVO! e para apoiar o seu compromisso »

30 de Julho é o Dia Mundial do Tráfico de Seres Humanos

O Dia Mundial Contra o Tráfico de Seres Humanos foi proclamado para 30 de Julho pela Assembleia Geral da ONU em 2013 pela Resolução A/RES/68/192. O objectivo da iniciativa é sensibilizar a comunidade internacional para a situação das vítimas e promover a defesa dos seus direitos.