Os idosos internados no lar esperavam há 4 meses por este dia: a primeira visita dos jovens de Sant'Egidio após o lockdown

Finalmente, depois de meses de chamadas de vídeo, postais ou saudações de longe, separados por um Plexiglas e um portão, os jovens da Comunidade de Sant'Egidio puderam encontrar-se pessoalmente com os idosos internados num lar em Roma, no final de um lockdown que durou mais tempo para estas instalações do que para o resto dos italianos.

Graças à colaboração das freiras que dirigem a estrutura, nos últimos meses os jovens - conforme disse recentemente o papa Francisco  - têm usado a «fantasia do amor» para falar com eles à distância e, sempre que possível em conformidade com as normas sanitárias, também com visitas. «Cada um destes idosos é vosso avô!» disse o Papa. E estes «netos por opção» puseram de bom grado em prática as suas palavras. Por vezes também conheceram alguns netos com a avó no lar, que se juntaram aos Jovens pela Paz, descobrindo que tinham mais «avós», tornando-se netos por empatia dos que estão sozinhos.

No pátio, na festa animada pelos jovens, parece que se passa um «meio dia no paraíso», exclama um convidado do lar de idosos aos microfones do Tg5 (veja o vídeo abaixo).

Alguns saíram de casa há mais de dez anos e a visita é sempre uma novidade bem-vinda. Giuseppe, 83 anos, conhece os Jovens pela Paz há muito tempo, alguns deles iam para a escola primária quando os conheceu e agora são estudantes universitários. Ele sente os meninos como parte da sua família, como ele repete com frequência, e sabe que o intercâmbio entre diferentes gerações é uma riqueza, por isso dirige o seu convite: «Venha nos visitar, venha ver os idosos, fazer companhia aos idosos, aprender com eles também».