30º Dia da Criança Africana. Como o programa BRAVO! promove o "direito à existência" das crianças

Cédulas de nascimento e prevenção da Covid-19: saúde e direitos em África

O Programa BRAVO! (Birth Registration for All Versus Oblivion) da Comunidade de Sant'Egidio, através do registo, protege as crianças africanas da exploração e de todas as formas de abuso. A cédula de nascimento é o alicerce do "direito à existência", a primeira condição para a protecção dos direitos das pessoas. Com iniciativas de sensibilização, o BRAVO! renova o seu compromisso por ocasião de 16 de Junho, 30º Dia da Criança Africana.

Actividades por ocasião de 16 de Junho, Dia da Criança Africana

Burkina Faso
O Programa Bravo!, presente em 230 Centros de Saúde para o Registo do Estado Civil, prevê as seguintes actividades no dia 16 de Junho:

● Novos encontros de sensibilização sobre a prevenção do Covid-19, destinados às mães que frequentam os centros de saúde e as maternidades;

● Emissão de anúncios publicitários e transmissões radiofónicas em 15 e 16 de Junho na Região Centro-Oeste sobre a importância de registar os recém-nascidos no estado civil;

● De 16 a 23 de Junho, encontros de formação sobre o tema do registo do estado civil como protecção das crianças, com líderes comunitários das regiões do Centro, Centro Oeste e Planalto Central, incluindo a capital Ouagadougou.


Moçambique
O programa Bravo! presente nas maternidades das Províncias de Maputo, Sofala e Nampula inclui as seguintes actividades:

● Encontros de sensibilização com todas as mães que frequentam as maternidades sobre medidas de prevenção da Covid-19 e distribuição de máscaras de algodão;

● Campanhas especiais de sensibilização e de registo nas zonas rurais onde a Comunidade está presente e onde é mais difícil para os pais aceder aos serviços de registo devido ao coronavírus.


Malawi

Apesar das restrições impostas pela Covid-19, a campanha de registo prossegue no Malawi, nas aldeias da província de Balaka. Observando todas as precauções, as equipas móveis do BRAVO! continuam a distribuição de cédulas para crianças dos 0 aos 15 anos de idade, nas autoridades tradicionais de Kalembo.
Na última semana foram distribuídas mais de 17 000 cédulas e, a partir de 16 de Junho, serão entregues mais 14 000 cédulas nas aldeias mais remotas do país. Para que nenhuma criança - e nenhuma cédula - seja perdida!

Guiné-Conacri
Na semana de 16 de Junho, serão realizadas campanhas de sensibilização sobre medidas de segurança e prevenção para o Covid-19 e sobre a importância do registo no estado civil para todos os recém-nascidos nos cinco municípios de Conakry onde o BRAVO! já está presente.
 

16 de Junho, Dia da Criança Africana
O Dia da Criança Africana (Day of the African Child), instituído em 1991 pela União Africana (antiga Organização da União Africana), comemora o massacre de estudantes em Soweto (África do Sul) em 1976, durante o protesto contra a segregação racial no acesso à educação. Tornou-se um tempo de reflexão e compromisso com os direitos das crianças no continente mais jovem do mundo.


Nota: Algumas imagens desta página são anteriores a 2020 e à epidemia do coronavírus.

 

Sostieni il programma BRAVO! Diamo un nome ai bambini invisibili

 

A voz das crianças e dos operadores do BRAVO! num vídeo de Moçambique


NEWS #BRAVO