Despesas solidárias e distribuições de refeições: uma iniciativa global da Sant'Egidio para combater a pobreza e a fome

Da Albânia ao Paquistão, passando pela África, imagens de solidariedade através das redes sociais

Uma emergência que agora é chamada fome. Uma nova pandemia que afecta o mundo inteiro. O impacto económico e social do COVID-19 está a crescer e afecta os mais pobres e aqueles que, devido à falta de emprego, enfrentam novas dificuldades.
As despesas solidárias tornaram-se uma iniciativa global: da África à Ásia e à América, a generosidade de muitos permite que alimentos para as famílias em dificuldade e para os idosos não faltem; além de poder preparar refeições para pessoas sem-abrigo. Nos vídeos que publicamos abaixo, vemos as Comunidades a trabalhar para preparar e distribuir refeições para aqueles que precisam.

Vamos começar pela Argentina: a "comida" para quem mora na rua é distribuída entre as casas precárias coloridos de La Boca e o popular bairro de La Matanza, na província de Buenos Aires. Fala nisso a jornalista argentina Ernestina Dalla Corte Lucio fala sobre isso no Instagram


Os becos de Labuan Bajo, uma aldeia de pescadores em Flores, e as ruas de Jacarta, capital da Indonésia, com o refeitório dos pobres da Comunidade são os lugares da solidariedade na época da pandemia. Assista ao vídeo.

A galeria de fotos também nos leva ao Peru, em Lima, onde as refeições são distribuídas na rua para aqueles que não têm casa, e a Faisalabad, no Paquistão, onde o bispo pediu para participar do almoço para as crianças da Escola da Paz, e e ofereceu máscaras para todos.

E a seguir na África: grandes quantidades de alimentos e produtos de saúde são entregues às famílias no campo para os deslocados de Games Village e num subúrbio de Abuja, capital da Nigéria.

Também em outros países africanos, como a Costa do Marfim, os esforços para sensibilizar a população continuam por ocasião das distribuições em larga escala. A próxima será sábado, 9 de maio, no bairro de lata de Cocody Angre, em Abidjan.

Enquanto na Albânia, a solidariedade também se tornou  take-away com a entrega de pizza aos idosos no lar de idosos, que os Jovens pela Paz de Tirana costumavam visitar antes da pandemia.