Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros da França Jean-Yves Le Drian ao centro DREAM para a Criança de Maputo

Por ocasião de uma visita institucional a Moçambique, o ministro dos Negógios Estrangeiros da França, Jean-Yves Le Drian, visitou o Centro DREAM para a Criança do Polana Chimento, no centro de Maputo.

 um centro pediátrico especializado para o diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e crônicas das crianças e das suas mães. Activo desde 2006, foi construído pela Comunidade de Sant’Egidio a pedido do Ministério da Saúde de Moçambique. É uma instalação de vanguarda, equipada com um laboratório de biologia molecular, que atende activamente 5.700 pacientes, 5.500 dos quais em terapia anti-retroviral e 250 mulheres na prevenção da transmissão de HIV de mãe para filho.
Ao visitar a unidade, guiado pela coordenadora do programa DREAM, Dra. Paola Germano, o ministro ficou impressionado - para além da excelência do tratamento terapêutico oferecido gratuitamente aos doentes - também pelo envolvimento activo deles na terapia e, em particular, pelo entusiasmo das activistas.
A actividade do Centro e do programa DREAM faz parte de um compromisso mais amplo da Sant'Egidio na África, que também vê a Comunidade engajada na frente da paz em vários países do continente. Durante a reunião com os responsáveis do Centro, o ministro Le Drian - que conhece bem a Comunidade e o fundador Andrea Riccardi - compartilhou em particular seu interesse pela situação na República Centro-Africana, um país onde o programa DREAM também está activo e onde Sant'Egidio segue o caminho da pacificação há anos.

"Venceremos a luta contra a SIDA", foi o desejo com que o ministro se despediu, ao final do encontro com as crianças, os doentes e os operadores do programa.