O Natal para todos de Sant'Egidio: aumentemos um lugar no nosso coração

Os parabéns da Comunidade de sant'Egidio

 

Legendas disponíveis com a função YouTube
em italiano, inglês, francês, alemão, português, espanhol, catalão e indonésio

 

Vem Natal. É uma festa que traz luz e que traz alegria. Um antigo livro da Bíblia, o do profeta Isaías diz-nos: «O povo que andava nas trevas viu uma grande luz» (Is 9,1). O Natal é uma luz que ilumina muitos lugares escuros da existência humana, muitos lugares de dor.

O rosto do Menino que está no presépio lembra-nos dos rostos dos meninos pobres, vulneráveis os rostos dos meninos de rua. Os dos meninos que são forçados a fugir através dos barcões; os meninos entre os escombros da guerra, das cidades bombardeadas; os meninos que não podem ir à escola porque vivem muitos anos das suas vidas em campos de refugiados onde a escola não existe.

Para todos eles vem o Natal e Sant'Egidio quer o Natal para todos.

É a festa da generosidade, em que imaginar uma generosidade nova, com tantos aspectos novos, que também diz respeito à vida diária de cada um de nós. Porque assim como é a festa do grande Almoço de Natal, gostaríamos de viver todos os dias, não excluindo ninguém, não deixando ninguém fora da porta. Porque o Menino do Natal quer que todos sejam incluídosE então, enquanto de Sant'Egidio dirijo em nome de toda a Comunidade os melhores desejos para este Natal para que seja um Natal de paz, de alegria e de luz, também faço votos para que seja um Natal de generosidade, para que não nos esqueçamos de ninguém, para que ninguém fique excluído da festa de Natal e para que a família humana realmente se espalhe para todos, especialmente para aqueles que mais precisam e aqueles que seriam excluídos.
Aumentemos um lugar à mesa para o Natal nos grandes almoços mas aumentemos um lugar para todos no nosso coração. E achemo-nos e vivamos como pessoas generosas. Isso é o que nos pede o Natal.
Obrigado e Feliz Natal a todos.
Que seja um Natal de paz, de alegria e de serenidade!
 


Marco Impagliazzo
Presidente da Comunidade de Sant'Egidio