Prémio Nansen - o "Prémio Nobel de quem ajuda os refugiados" - aos corredores humanitários. Marco Impagliazzo: "Devem crescer!"

O reconhecimento do ACNUR, a agência para os refugiados da ONU para uma "ideia extraordinária"

Dedicamos este prémio a todos os refugiados que vieram para a Europa, e a todos aqueles que estão a espera para entrar num corredor humanitário. Este prémio incentiva-nos a fazer ainda mais” disse Marco Impagliazzo, presidente da Comunidade de Sant'Egidio, ao receber, juntamente com a FCEI, Tavola valdense e Caritas italiana, o prémio Nansen, o reconhecimento do ACNUR pela ajuda aos refugiados.

Ao apresentar a cerimónia de premiação, a embaixadora norueguesa Margit Tveitendisse: "em nome de Fridtjof Nansen, o primeiro Alto Comissário da Liga das Nações, honramos o extraordinário compromisso para proteger os refugiados realizado com os corredores humanitários".

O prémio foi entregue por Roland Schilling, representante regional do ACNUR para o sul da Europa, que afirmou que os refugiados precisam não apenas de proteção, mas de soluções duradouras, como os corredores humanitários, uma ideia extraordinária que se está a espalhar.

No mesmo dia, realizou-se a chegada de 91 refugiados do Líbano, dos quais 47 menores.

ASSISTA AO VÍDEO

 25 SETTEMBRE 2019

 

Aprofundamentos: o significato do prémio Nansen

Dossiê sobre os corredores humanitários

Foto: UNHCR