O Rei Filipe da Bélgica visita Sant'Egidio em Antuérpia para o cinquentenário

O Rei Filipe da Bélgica visitou a casa de Sant'Egidio, em Antuérpia, para o Quinquagésimo aniversário da Comunidade. Ele foi recebido por Hilde Kieboom, vice-presidente da Comunidade. Centenas de crianças, jovens e idosos, receberam-no alegremente sob um lindo sol.

O Rei visitou primeiramente o coffee-bar “Amici, coffee & books”, onde o café é servido pelos "Amigos", pessoas com deficiência da Comunidade. O local é a expressão de um projecto de inclusão no mundo do trabalho e na sociedade. “Ficamos muito honrados com a visita do Rei", reagiu Tim Bachot. "Mas no nosso bar o cliente é sempre um Rei!”

Em seguida, o Rei Filipe entreteve-se com um grupo de jovens que testemunharam o seu empenho em Sant'Egidio e que discursaram sobre algumas questões sociais actuais, como a integração dos Novos Europeus, os Corredores Humanitários para salvar os refugiados sírios, la solidão dos idosos e a condição das crianças nos bairros pobres.

“Nós de Sant'Egidio não colaboramos com a cultura do descarte”, disse Luca Van Cleempoel: “Nós tentamos fazer com que cada potencial humano, cada talento floresça. Deste modo, construímos um mundo de amor e de ternura, como pede o Papa Francisco. Talvez não ganhemos dinheiro para comprar o smartphone mais recente, mas temos muito mais: um amor verdadeiro e uma amizade autêntica”.

O Rei Filipe ficou muito interessado e disse que esses testemunhos o encorajavam no seu papel de compromisso com a construção de um país melhor.

Por fim, o encontro com uma família de refugiados sírios, que chegou há alguns meses com o 'Corredor Humanitário’, e algumas delegações de jovens e idosos. Recebeu de presente uma miniatura da estátua "Homeless Jesus", de Timothy Schmalz, situada ao lado da Igreja de Sant’Egidio.